Prédio da Estação Ferroviária no Centro Histórico de São Luís é revitalizado e vira Centro Cultural

0
373

Espetáculo do vídeo mapping no prédio da Reffsa acontece todos sábados e domingos até dezembro

Foi inaugurada nesta sexta-feira (13) a restauração do imóvel onde funcionou a Estação Ferroviária Benedito Leite em São Luís. Revitalizado pela Secretaria de Estado da Cultura (Secma) com recursos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o prédio onde funcionou o primeiro terminal ferroviário de São Luís, a Estação João Pessoa, agora abriga o novo complexo cultural da capital maranhense, com museu, espaço de inovação, entre outros serviços.  

A Secma reabre o novo espaço oferecendo ao público, durante os sábados e domingos, exibições em vídeo mapping que realçam com um colorido especial os belos traços arquitetônicos da edificação originalmente inaugurada em 1929. 

A técnica do vídeo mapping (projeção de vídeo em superfícies irregulares por meio de mapeamento) já é conhecida do público maranhense durante o período natalino, quando a fachada do Palácio dos Leões vira o cenário de um verdadeiro espetáculo de luz e som. 

Até dezembro, as projeções serão exibidas sempre das 18h às 22h, com apresentações a cada 30 minutos, recheadas de narrativas visuais que remetem à história ferroviária do Estado e ao passado do prédio. 

Algumas das peças artísticas fazem homenagem ao eterno João do Vale, que na canção “De Teresina a São Luís” retratou com musicalidade e poesia o trajeto que a Maria Fumaça Benedito Leite (em exposição no novo espaço cultural da Reffsa) percorria para cruzar o Maranhão com destino ao Piauí.

Cultura, Lazer e Economia – Parte integrante do programa Nosso Centro de valorização da região central de São Luís, a obra de restauração do prédio da Reffsa agrega uma série de valores ao local, com a instalação do Museu Ferroviário e Portuário do Maranhão; da Locomotiva Hub, em estímulo a startups gestadas em ambiente acadêmico, além de espaços gastronômicos e decoração natalina especial.   

Nesta quinta-feira (12), o governador Flávio Dino realizou a última vistoria técnica no prédio e fez a inauguração simbólica do espaço. 

É obrigatório o uso de máscaras de proteção para quem for permanecer no local de exibição das projeções em vídeo mapping. 

Para a visitação na nova Reffsa (aberta ao público também neste sábado, 14, a partir das 14h) todos os cuidados serão tomados em prevenção à Covid-19, com a oferta de álcool em gel, respeito aos distanciamento social e aferição da temperatura dos visitantes.

Compartilhe
Aquiles Emir
Editor chefe da Revista e do site do Maranhão Hoje. Sócio-proprietário da Class Mídia – Marketing e Comunicação

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui