Prefeito Eduardo Braide debate parcerias para São Luís com embaixador português no Brasil

362

São Luís desenvolve ações em parceria com governo português 

O prefeito de São Luís, Eduardo Braide (Podemos), reuniu-se na manhã deste sábado (15) com o embaixador de Portugal no Brasil, Luís Faro Ramos, com quem debateu parcerias que vão ampliar as relações entre o governo português e a Prefeitura da capital maranhense.

“É muito importante que momentos como esses aconteçam e mais do que isso, que bons frutos possam render dessa parceria entre Portugal e São Luís, que irão andar de mãos dadas”, disse o prefeito Eduardo Braide, destacando a importância do encontro para o estreitamento de laços entre São Luís e Portugal.

Além do embaixador, integravam a comitiva a secretária de Estado das Comunidades Portuguesas, Berta Ferreira Nunes; a vice-cônsul de Portugal, Maria Fernanda Pinheiro; e o cônsul honorário de Portugal em São Luís, Abraão Freitas Valinhos Júnior. 

A delegação ouviu do prefeito e dos secretários Saulo Santos (Turismo), Liviomar Macatrão (Agricultura, Pesca e Abastecimento) e Verônica Pires (Inovação, Sustentabilidade e Projetos Especiais), bem como da presidente da Fundação Municipal do Patrimônio Histórico, Kátia Bogéa, propostas e projetos futuros a serem executados em parceria com o país europeu.

Entre os projetos apresentados durante o encontro, está o da Praça Portugal, às margens da Avenida Ferreira Gullar, no São Francisco. A obra será executada pela Secretaria Municipal de Inovação, Sustentabilidade e Projetos Especiais (Semispe) e contará com uma área de 6 mil metros quadrados, capela com vista para o mar, área de eventos, academias ao ar livre, pista de caminhada e posto policial.

Outra iniciativa apresentada para acordo de cooperação técnica, foi a de que São Luís apresente a candidatura como cidade sede do Fórum Internacional de Patrimônio Arquitetônico (FIPA), em 2023. No evento, serão realizadas exposições que contam mais sobre a cultura e a gastronomia ludovicense, uma das heranças da colonização portuguesa em São Luís.

Berta Nunes elogiou o trabalho desenvolvido pela gestão do prefeito Eduardo Braide em buscar novas parcerias e fortalecer os laços já existentes entre São Luís e o país.

“Agradeço ao prefeito Eduardo Braide pela recepção e por buscar novas parcerias. Nós temos aqui uma comunidade portuguesa, temos uma história em comum e queremos reforçar os laços entre Portugal e São Luís do Maranhão. Também temos aqui outras parcerias que já existem, mas podemos dar novo impulso e apoiar esta colaboração, no sentido de estreitar os laços e potencializar o desenvolvimento da cidade e, assim como de Portugal”, destacou a secretária.

Eduardo Braide e a secretária de Estado das Comunidades Portuguesas, Berta Ferreira Nunes (Secom)

Vacinação – O prefeito Eduardo Braide também destacou à comitiva, o avanço da vacinação contra a Covid-19 em São Luís, que proporcionou o afrouxamento dos protocolos sanitários contra o novo coronavírus. A medida possibilitou a recuperação econômica por meio do turismo e a consolidação da capital maranhense como um dos principais destinos procurados por turistas durante a pandemia.

Ao fim do encontro, o prefeito Eduardo Braide entregou aos membros da comitiva, um quadro com uma reprodução da sede do Palácio La Ravardiére, onde fica a Prefeitura de São Luís, que faz parte do acervo arquitetônico reconhecido como Patrimônio Cultural Mundial pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), em 1997.

Em agradecimento, a comitiva portuguesa entregou ao chefe do Executivo Municipal, um livro com dezenas de fotografias do rico acervo arquitetônico do país lusófono.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui