Prefeito Eduardo Braide debate parcerias para São Luís com embaixador português no Brasil

0
263

São Luís desenvolve ações em parceria com governo português 

O prefeito de São Luís, Eduardo Braide (Podemos), reuniu-se na manhã deste sábado (15) com o embaixador de Portugal no Brasil, Luís Faro Ramos, com quem debateu parcerias que vão ampliar as relações entre o governo português e a Prefeitura da capital maranhense.

“É muito importante que momentos como esses aconteçam e mais do que isso, que bons frutos possam render dessa parceria entre Portugal e São Luís, que irão andar de mãos dadas”, disse o prefeito Eduardo Braide, destacando a importância do encontro para o estreitamento de laços entre São Luís e Portugal.

Além do embaixador, integravam a comitiva a secretária de Estado das Comunidades Portuguesas, Berta Ferreira Nunes; a vice-cônsul de Portugal, Maria Fernanda Pinheiro; e o cônsul honorário de Portugal em São Luís, Abraão Freitas Valinhos Júnior. 

A delegação ouviu do prefeito e dos secretários Saulo Santos (Turismo), Liviomar Macatrão (Agricultura, Pesca e Abastecimento) e Verônica Pires (Inovação, Sustentabilidade e Projetos Especiais), bem como da presidente da Fundação Municipal do Patrimônio Histórico, Kátia Bogéa, propostas e projetos futuros a serem executados em parceria com o país europeu.

Entre os projetos apresentados durante o encontro, está o da Praça Portugal, às margens da Avenida Ferreira Gullar, no São Francisco. A obra será executada pela Secretaria Municipal de Inovação, Sustentabilidade e Projetos Especiais (Semispe) e contará com uma área de 6 mil metros quadrados, capela com vista para o mar, área de eventos, academias ao ar livre, pista de caminhada e posto policial.

Outra iniciativa apresentada para acordo de cooperação técnica, foi a de que São Luís apresente a candidatura como cidade sede do Fórum Internacional de Patrimônio Arquitetônico (FIPA), em 2023. No evento, serão realizadas exposições que contam mais sobre a cultura e a gastronomia ludovicense, uma das heranças da colonização portuguesa em São Luís.

Berta Nunes elogiou o trabalho desenvolvido pela gestão do prefeito Eduardo Braide em buscar novas parcerias e fortalecer os laços já existentes entre São Luís e o país.

“Agradeço ao prefeito Eduardo Braide pela recepção e por buscar novas parcerias. Nós temos aqui uma comunidade portuguesa, temos uma história em comum e queremos reforçar os laços entre Portugal e São Luís do Maranhão. Também temos aqui outras parcerias que já existem, mas podemos dar novo impulso e apoiar esta colaboração, no sentido de estreitar os laços e potencializar o desenvolvimento da cidade e, assim como de Portugal”, destacou a secretária.

Eduardo Braide e a secretária de Estado das Comunidades Portuguesas, Berta Ferreira Nunes (Secom)

Vacinação – O prefeito Eduardo Braide também destacou à comitiva, o avanço da vacinação contra a Covid-19 em São Luís, que proporcionou o afrouxamento dos protocolos sanitários contra o novo coronavírus. A medida possibilitou a recuperação econômica por meio do turismo e a consolidação da capital maranhense como um dos principais destinos procurados por turistas durante a pandemia.

Ao fim do encontro, o prefeito Eduardo Braide entregou aos membros da comitiva, um quadro com uma reprodução da sede do Palácio La Ravardiére, onde fica a Prefeitura de São Luís, que faz parte do acervo arquitetônico reconhecido como Patrimônio Cultural Mundial pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), em 1997.

Em agradecimento, a comitiva portuguesa entregou ao chefe do Executivo Municipal, um livro com dezenas de fotografias do rico acervo arquitetônico do país lusófono.

Compartilhe
Editor chefe da Revista e do site do Maranhão Hoje. Sócio-proprietário da Class Mídia – Marketing e Comunicação