Prefeitura de Caxias recebe mais dois respiradores mecânicos recondicionados pelo Senai

354

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), pertencente ao Sistema Federação das Indústrias do Maranhão (Fiema), entregou, nesta quarta-feira (22), mais dois respiradores mecânicos totalmente recondicionados e prontos para uso, provenientes da Secretaria Municipal de Saúde de Caxias. A entrega foi feita pelo gerente do Senai- CEPT Raimundo Franco Teixeira, Sebastião Chagas Júnior, ao prefeito Fábio Gentil.

“O Senai mostra através do seu desempenho e da boa vontade esse trabalho que é imensurável, salvar vidas isso não tem preço e tudo que pudermos fazer iremos fazer. O Senai com essa parceria contribui não só com Caxias, mas com todos os municípios da região que chegam a 40 municípios. Nós hoje temos 32 leitos de UTI em Caxias e esses respiradores com certeza irão contribuir na nossa Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que é a unidade de referência na região dos Cocais, a continuar salvando vidas. Nós só temos a agradecer a dedicação do Senai na reconstrução desse momento de pandemia por qual vive o mundo. Em nome da Prefeitura de Caxias o nosso muito obrigado!”, disse Gentil

A iniciativa integra o projeto nacional do Senai +Manutenção de Respiradores, uma rede voluntária em todo o Brasil para realizar a manutenção de respiradores mecânicos que estão sem uso, a fim de ajudar no tratamento de pacientes com covid-19.

Os respiradores mecânicos são essenciais no tratamento de doentes que apresentam sintomas graves da covid-19, pois a Síndrome Respiratória Aguda Grave é um dos efeitos mais sérios da doença. A estimativa é que cada ventilador recuperado possa atender até dez pessoas.

Os equipamentos, no total de 16, passam por uma análise técnica e posterior recondicionamento, mediante viabilidade técnica. Do total, quatro já foram entregues e os demais equipamentos aguardam a reposição de peças.

Sebastião Júnior explica procedimentos de recuperação dos respiradores ao prefeito de Caxias, Fábio Gentil

No Maranhão, a ação conta com a parceria do Sistema Fiema e das empresas Alumar, Cimento Bravo, Montisol Construção e da MSI Hospitalar – que está fazendo a calibração e certificação necessária para a liberação à rede de saúde municipal.

O Senai montou, em São Luís, um laboratório exclusivo de manutenção para atender essa demanda.

“Essa é uma grande iniciativa do Sistema Indústria no Maranhão, por meio da Fiema e do Senai. Nós estamos prontos para atender essa demanda que é importante para as cidades do interior ainda mais agora que aconteceu a interiorização da pandemia”, destacou o gerente do Senai CEPT Raimundo Franco Teixeira, Sebastião Júnior.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui