Prefeitura de São Luís comemora os dois anos do Museu da Gastronomia Maranhense

0
66

Programação será realizada no próximo domingo

Um espaço no coração do Centro Histórico de São Luís que guarda histórias sobre os maranhenses contadas a partir da culinária. Esse é o Museu da Gastronomia Maranhense, que completa dois anos de funcionamento neste domingo (13). Para marcar a data, o local recebe uma decoração exclusiva para a ocasião, além da apresentação de caixeiras que tocarão seus instrumentos musicais das janelas do casarão que abriga o museu, fazendo alusão à Festa do Divino Espírito Santo.

O espaço estará aberto para visitação das 14h30 às 18h atendendo grupos de até cinco pessoas, devido às medidas sanitárias vigentes. O Museu fica localizado na Rua da Estrela, 82, Centro. Desde a sua abertura, já passou por diversas modificações para estar atualizado e apresentar novidades aos visitantes.

“Este ano, já realizamos troca de peças do acervo, criamos uma websérie temática, criamos um espaço instagramável, lançamos audioguia e o guia em Libras. Estamos em um processo de atualização constante do espaço, onde quem visitar pela primeira vez e quem revisitar também vai encontrar surpresas sobre o Maranhão”, explicou o secretário municipal de Turismo, Saulo Santos.

O Museu da Gastronomia Maranhense conta com áreas de representação da cultura maranhense que envolvem a gastronomia, denominadas ‘Estações’. Na ‘Casinha da Roça’, por exemplo, há vários itens sobre os costumes do interior do Maranhão em relação à culinária. Já na ‘Natureza Viva’, estão as representações dos principais alimentos disponíveis na natureza, como os frutos do mar. A ‘Casa das Tulhas’ apresenta aos visitantes a grande variedade de produtos encontrados no Estado. Na estação dos festejos, a ‘Festa do Divino Espírito Santo’ tem destaque com uma decoração que remete às comidas apreciadas durante o evento.

No ambiente, o visitante é recebido por um guia de turismo, que conta a história do Maranhão através dos alimentos. O tour também pode ser feito individual com um fone de ouvido, escutado através do Spotify ou Google Podcast ou assistido em libras via YouTube. É uma importante valorização da cultura e tradição feita pela Prefeitura de São Luís.

Programação – Devido às restrições de público, a Setur optou por realizar apresentação de caixeiras nas sacadas do Museu para quem estiver passando na Rua da Estrela das 16h30 e às 18h. Também haverá uma decoração especial na fachada, em homenagem aos dois anos de funcionamento do espaço.

Na Praça da Criança, ao lado do Museu, haverá a comercialização de alimentos típicos do Maranhão. As visitações, neste dia, serão mais dinâmicas, para atender ao público que quiser visitar o museu.

Compartilhe
Editor chefe da Revista e do site do Maranhão Hoje. Sócio-proprietário da Class Mídia – Marketing e Comunicação

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui