Prefeitura de São Luís divulga lista de pré-matriculados para Educação de Jovens e Adultos na rede municipal 

0
152

Selecionados têm até 21 de maio para confirmar matrícula 

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), divulgou o resultado da pré-matrícula para o ano letivo de 2021 da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Foram 215 estudantes matriculados nas escolas da rede municipal de ensino de São Luís.

A lista com o nome dos estudantes está disponível no link https://agenciasaoluis.com.br/midias/midias/4437_relatorio_alocados_eja.pdf. 

Os estudantes selecionados terão até o dia 21 de maio para fazer a confirmação da matrícula na escola escolhida. São necessários o histórico escolar, documentos pessoais, comprovante de residência, duas fotos 3×4 e contato telefônico atualizado.

A EJA é uma modalidade de ensino destinada a jovens a partir dos 15 anos, adultos e idosos que não tiveram acesso à educação na escola convencional na idade apropriada. Atualmente, a rede municipal de ensino oferece esta modalidade em 57 escolas.

De acordo com o secretário municipal de Educação, Marcos Moura, esta é uma oportunidade para aqueles que não completaram ou abandonaram a educação formal e agora têm o desejo de retornar e concluir os estudos.

“O abandono escolar ainda é muito recorrente e nós sabemos que na maioria das vezes é por uma questão de necessidade, não uma escolha programada. Por isso, estamos realizando um trabalho intenso na busca ativa dos estudantes para que, mesmo em um momento difícil como o que estamos vivendo, não desistam. Para aqueles que têm o desejo de voltar a estudar, a EJA é uma grande oportunidade para que o estudante retome os estudos e os conclua em menos tempo”, explicou o secretário Marcos Moura.

Incentivo – De acordo com Fabiana Moraes, superintendente da Área da Educação de Jovens e Adultos (SAEJA), a Semed está buscando maior proximidade com a comunidade escolar nesta modalidade de ensino. O objetivo é fortalecer e incentivar cada unidade de ensino a fazer um trabalho dinâmico para que o processo de ensino e aprendizagem melhore cada vez mais, e assim os índices de evasão escolar diminuam consideravelmente.

“Desde o início do ano estamos visitando todas as escolas onde ofertamos educação para jovens e adultos, para acompanhar de perto a realização das matrículas e para fazer o acompanhamento pedagógico nas escolas, com o objetivo de fortalecer a prática pedagógica dos professores”, afirmou.

Além das visitas, a SAEJA está organizando uma série de atividades voltadas para a redução da evasão escolar como projetos de leitura, busca ativa por meio de contato constante com os estudantes e suas famílias para incentivar as rematrículas e participação nas atividades do ensino remoto, planejamento de atividades dinâmicas para execução na quinzena diagnóstica e divulgação e incentivo nas comunidades, com cartazes e carro de som sobre matrícula e rematrícula da EJA.

Para outras informações, os estudantes podem enviar um e-mail para matricula@edu.saoluis.ma.gov.br ou entrar em contato com a EJA/Semed pelo número (98) 3212-8239.

Compartilhe
Editor chefe da Revista e do site do Maranhão Hoje. Sócio-proprietário da Class Mídia – Marketing e Comunicação