Prefeitura de São Luís e Grupo Ipiranga atendem caminhoneiros pelo programa Saúde na Estrada

0
101

Programa foi adaptado para apoiar no combate à Covid-19

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), em parceria com o Grupo Ipiranga, levou serviços gratuitos de saúde a caminhoneiros e motoristas que trafegam pela BR-135. A ação integra o Programa Saúde na Estrada, de responsabilidade social do Grupo Ipiranga, que percorre de norte a sul do país, e disponibiliza atendimento e exames de saúde variados de forma gratuita a qualquer pessoa, de caminhoneiros às comunidades do entorno.

Por meio da parceria com a Semus, o programa ofereceu diversos serviços da atenção primária em saúde como aferição da pressão arterial, teste de glicemia, orientações contra Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST/AIDS).

“Esta é uma ação muito importante para facilitar o acesso dos caminhoneiros aos serviços de saúde já que com a correria das estradas nem sempre eles têm essa preocupação. E a parceria com a Secretaria Municipal de Saúde é fundamental para que a gente possa ampliar a oferta de serviços”, afirmou Josenilson Nunes da Silva, gerente do Posto Ipiranga onde aconteceu a ação.

Com o trabalho conjunto, o programa também foi adaptado para apoiar no combate à pandemia da Covid-19, incluindo entre suas ações a distribuição de kits de higiene, realização de testes rápidos e aplicação de vacinas de rotina e contra a gripe H1N1.

De acordo com Daniel Soares Saraiva, coordenador de Epidemiologia da Semus, a parceria permite integrar e fortalecer as ações de saúde. “Estamos concentrando diversos serviços da nossa rede de saúde neste espaço, fazendo com os caminhoneiros, que são um público móvel, possam ter uma análise completa de seu estado de saúde de forma rápida e eficiente. Isso com certeza contribui para evitar a busca pelas unidades de urgência e emergência”, disse.

Aprovação – José Edimilson Bezerra de Lima, 48 anos, que mora em Barreiras (BA) e roda o país todo como carreteiro, aprovou a ação. “Fiquei muito feliz de chegar a São Luís e encontrar uma ação como essa. Fiz uma checagem geral, vi que está tudo bem e vou poder seguir na estrada com mais tranquilidade”, disse.

Caminhoneiro há 20 anos, Fábio Ferreira, que mora em Timon (MA), não desperdiçou a oportunidade de verificar como está a saúde. “A gente passa a maior parte do nosso tempo na estrada e faz paradas só para descansar, comer e dormir. Então, chegar em um posto como esse e encontrar todos esses serviços de saúde à nossa disposição facilita muito para gente”, comentou.

Entre os testes que Fábio Ferreira fez, está o da balança de bioimpedância, por meio do qual é possível fazer uma análise completa da avaliação de peso corporal. O teste mede o IMC (Índice de Massa Corporal), possibilita detectar dados como taxa metabólica, quantidade de água no corpo, massa livre de gordura, controle de gordura e músculos, entre outros indicadores corporais.

Programa – O programa Saúde na Estrada existe há mais de 10 anos, oferece exames e atendimento médico gratuito para caminhoneiros em todo o Brasil. A ação também contou com distribuição de material informativo de promoção da saúde, prevenção de doenças e dicas para o profissional da estrada viver melhor.

Os caminhoneiros também receberam orientações de conscientização sobre a violência sexual de crianças e adolescentes nas estradas.

Compartilhe
Editor chefe da Revista e do site do Maranhão Hoje. Sócio-proprietário da Class Mídia – Marketing e Comunicação

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui