Prefeitura de São Luís firma parcerias com órgãos do Sistema S para fortalecer educação pública

0
122

Educação de qualidade requer parcerias com iniciativa privada e terceiro setor 

O prefeito Eduardo Braide (Podemos) reuniu-se nesta quinta-feira (23) com representantes do Sistema S, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA) e a equipe da Secretaria Municipal de Educação (Semed) a fim de ampliar as parcerias da Prefeitura no setor educacional. “Para fazer uma educação pública de qualidade é preciso trabalhar em conjunto”, destacou o prefeito Eduardo Braide.

Atualmente, a Prefeitura de São Luís mantém parcerias com mais de vinte instituições da iniciativa privada, do terceiro setor e outras que beneficiam milhares de alunos e centenas de professores da rede municipal, agregando inovação e boas práticas ao ensino municipal de São Luís, reforçando as atividades educacionais que fortalecem o ensino-aprendizagem dos estudantes, auxiliam gestores escolares, professores e equipes da educação.

O titular da Semed, Marco Moura, informou que a secretaria está agregando o maior número possível de parceiros em prol da educação de São Luís. “São parceiros que temos buscado pela relevância, pela sua representatividade, além daqueles que têm nos procurado oferecendo o seu apoio, e que têm nos ajudado a resolver demandas da comunidade escolar”, disse.

Prefeitura e Sebrae – Com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a Prefeitura tem feito um trabalho de inteligência de mercado com levantamento estatístico por meio do qual é desenvolvido o Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) em unidades de Educação Básica (UEBs) dos anos finais do ensino fundamental.

Educação profissional – Já o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) oferece cursos de iniciação à educação profissional para os estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Educação Especial matriculados na rede municipal de ensino. Além disso, junto com a Semed, a instituição tem trabalhado em uma agenda de eventos educacionais de tecnologia e inovação com a participação de estudantes da rede municipal de ensino.

O diretor regional do Senac, José Ahirton Batista Lopes, disse que é muito positiva a parceria com a Prefeitura. “Por causa da pandemia este retorno às aulas tem sido um aprendizado para todos nós, mas juntos podemos superar estes novos desafios que se apresentam. Nós do Senac estamos muito felizes por participarmos deste momento hoje e podermos ser parceiros da Prefeitura em prol da formação da nossa população”, comentou.

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) oferece cursos de iniciação à educação profissional para os estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Educação Especial da rede de ensino municipal e oferta cursos de iniciação à educação profissional para as famílias das crianças das creches da Educação Infantil.

Cultura, saúde e saber – Com o apoio do Serviço Social do Comércio (Sesc), a Semed tem criado nas UEBs uma agenda de eventos de atividades educacionais nas áreas de arte e saúde, realizando oficinas de alimentação e nutrição para os produtores rurais.

A Semed também mantém parcerias com o Serviço Social da Indústria (Sesi) para a execução de atividades educacionais nas áreas da saúde bucal e nutricional, além de realizar processos formativos de apoio técnico-pedagógico aos formadores de gestores da secretaria.

Prefeito Eduardo Braide reunido com representantes do Sistema S e do IFMA para tratar de parcerias pela Educação

Novas tecnologias – A parceria firmada entre a Prefeitura de São Luís e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA) tem garantido, no canal TV IFMA, apoio técnico para veiculação dos conteúdos educativos e informacionais voltados à comunidade escolar. Também tem sido possível disponibilizar conhecimentos, tecnologias e parcerias voltados à elaboração do Projeto Piloto em Robótica e Cultura Maker para os alunos da rede municipal de ensino.

A pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional do IFMA, Clarisse Cordeiro Medeiros, destacou a importância deste trabalho. “Por meio deste trabalho temos conseguido levar conhecimento e o conteúdo escolar para dentro da casa dos alunos com a TV IFMA e desenvolvido a cultura tecnológica, de inovação e da linguagem robótica, algo que não podemos mais deixar de pensar no mundo atual”, disse.

Desde o início da gestão, Braide tem se reunido com representantes de entidades para garantir parcerias em prol da educação municipal. Na semana passada, ele se reuniu com representantes da Fundação Vale, Fundação Getúlio Vargas (FGV), Instituto Ayrton Senna, Instituto Alcoa e da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) também para ampliar as ações já em andamento e dialogar sobre novas propostas para fortalecer as políticas educacionais desenvolvidas pelo município.

Compartilhe
Editor chefe da Revista e do site do Maranhão Hoje. Sócio-proprietário da Class Mídia – Marketing e Comunicação