Prefeitura de São Luís intensifica distribuição de pescados em bairros da periferia

0
1191

A Prefeitura de São Luís está realizando, esta semana, novas ações do Programa Peixe Solidário com distribuição de pescados em bairros de alto índice populacional na cidade, possibilitando que famílias carentes mantenham a tradição da Semana Santa, período em que os preços costumam subir nas feiras e mercados. Desde o início de 2019, mais de 200 toneladas de peixe foram entregues em 49 territórios.

Nesta quarta-feira (17), a entrega foi realizada no Morro do Zé Bombom, Vila Sapinho, Vila São Luís e Na Vila Sarney. Nesta quinta-feira (18), serão contemplados moradores dos bairros Vila Conceição/Portelinha, Cidade Operária, Tibirizinho e Vila Brasil/São Bernardo. Nesta semana, já foram beneficiadas também famílias de bairros como Vila Cruzado/Vinhais, Residencial Batatã, Bairro de Fátima, Coquilho I, Pedrinhas, Baixão do São Cristóvão, Centro/Desterro e Alto da Esperança.

As distribuições do Programa Peixe Solidário são realizadas pela Secretaria Municipal de Segurança Alimentar (Semsa). “Nesse período, cresce a busca pelos pescados e, consequentemente, sobem os preços nos mercados. A distribuição, que segue orientação do prefeito Edivaldo, é de grande ajuda a essas famílias, que vivem em áreas consideradas de alto índice de insegurança alimentar e nutricional”, destaca a secretária municipal de Segurança Alimentar, Fatima Ribeiro.

O programa Peixe Solidário contribui para diminuir a insegurança alimentar, tem reflexo direto na qualidade nutricional da população e é muito significativo para as famílias mais necessitadas. Entre as contempladas com a ação está a família da dona de casa Lélia Regina Trancoso, moradora da Vila São Luís. “É muito bom porque a gente precisa. O peixe está muito caro por conta da Semana Santa”, conta a dona de casa. “Moro com mais sete pessoas em casa, então são muitas pessoas beneficiadas com essa ação que é muito boa”, completou a dona de casa Cleudiane Alves, 37 anos.

Os peixes do programa Peixe Solidário são distribuídos a pessoas em situação de vulnerabilidade social e prioriza os cadastrados no CADÚnico e Bolsa Família – programas do Governo Federal; e inscritos nos Centros de Referência de Assistência Social, equipamentos da Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (Semcas).

O Programa Peixe Solidário é promovido em parceria com o Governo Federal e além de representar um componente positivo na alimentação, impacta positivamente na renda das famílias, pois o que seria gasto com a aquisição do produto pode ser utilizado para aquisição de outros itens.

Compartilhe
Editor chefe da Revista e do site do Maranhão Hoje. Sócio-proprietário da Class Mídia – Marketing e Comunicação