Prefeitura de São Luís segue com vacinação contra Influenza no Terminal do São Cristóvão

0
176

No São Cristóvão, vacinação se estende até o sábado ao meio-dia

A vacinação contra a Influenza na capital maranhense segue com sua programação nesta sexta-feira (21), no Terminal do São Cristóvão, localizado na Avenida Lourenço Vieira da Silva. A ação faz parte do calendário de vacinação da Prefeitura de São Luís para imunizar o maior número de pessoas, do público-alvo da campanha.

Nesta quinta-feira (20), as equipes da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) imunizaram os frequentadores do local na plataforma de embarque e desembarque de passageiros. A ação acontece das 8h30 às 17h, e tem sido levada para os terminais desde o último dia 13. No São Cristóvão, se estende até o sábado (22), ao meio-dia.

“A Prefeitura de São Luís fez o planejamento de levar as doses contra a influenza para todos os terminais. Com isso, estamos facilitando o acesso à população e possibilitando que mais pessoas estejam imunes”, destacou o secretário de Saúde de São Luís, Joel Nunes.

Um balanço da vacinação, segundo a Coordenação Municipal de Imunização, aponta que até quarta-feira, dia 19 de maio, 843 pessoas foram imunizadas nos terminais (Praia Grande e Cohab). Nestes locais, estão recebendo o imunizante contra a gripe influenza, gestantes e puérperas com 45 dias de parto (em prioridade), além de trabalhadores de saúde (ativos e de instituições hospitalares), idosos com 60 anos ou mais e professores de escolas públicas e privadas. Para a vacinação, basta levar documento com foto e a carteira de vacinação.

A aplicação das doses segue a preconização do Ministério da Saúde (MS), que não recomenda a aplicação das duas doses – Influenza e Covid-19 – de forma simultânea. A orientação, neste momento, é priorizar a imunização contra a Covid-19 e as pessoas que fazem parte do grupo prioritário para a vacinação contra Influenza e que ainda não foram vacinadas contra a Covid-19 devem priorizar a dose contra o coronavírus.

Nos dias 24 a 26 de maio, das 9h às 17h, equipe itinerante da Influenza da Semus aplicará doses no Terminal da Cohama (na avenida Daniel de La Touche) e, por fim, nos dias 27 e 28 de maio deste ano, das 9h às 17h, as equipes estarão no Terminal do Distrito Industrial, na BR-135.

Além dos terminais, 62 locais de vacinação na cidade estão distribuídos das 8h às 17h para a imunização dos mesmos públicos, incluindo crianças.

Observação – Crianças entre seis meses e menores de seis anos (cujos pais ou responsáveis perderam o prazo anteriormente estipulado para vacinação) estão sendo imunizadas preferencialmente em um dos 62 locais de vacinação disponíveis na capital, de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h. Os demais públicos também poderão ser vacinados, contra a influenza, nestes pontos.

Públicos contemplados com vacinação com a Influenza:

  • Crianças entre seis meses e menores de seis anos (cujos pais ou responsáveis perderam o prazo anteriormente estipulado para vacinação)
  • Gestantes e puérperas com 45 dias de parto
  • Trabalhadores de saúde (ativos e de instituições hospitalares)
  • Idosos com 60 anos ou mais
  • Professores de escolas públicas e privadas

Compartilhe
Editor chefe da Revista e do site do Maranhão Hoje. Sócio-proprietário da Class Mídia – Marketing e Comunicação