Prefeitura inicia plantio de árvores na Avenida dos Holandeses, que será readequada pelo Estado

0
704

A Prefeitura de São Luís iniciou na Avenida dos Holandeses o plantio de mais de cem mudas de árvores diferentes espécies, que devem atingir a idade adulta daqui a dois anos. O objetivo é embelezar a cidade e levar conforto térmico à população com o aumento das áreas verdes, mas um problema: o Governo do Estado anuncia que ainda este fará intervenção na via para transformá-la em corredor de sentido único.

Anunciada em 2015 a readequação da Avenida dos Holandeses prevê a retirada dos canteiros, alargamento das pistas, criação de ciclovias e outras alterações na estrutura atual. Ela passará a servir de sentido único para quem se desloca no sentido Centro-Bairro, enquanto o sentido inverso será pela Avenida dos Holandeses.

Apesar dessa decisão, o Instituto Municipal da Paisagem Urbana (Impur) decidiu levar para o local as ações desenvolvidas por meio do programa paisagístico Cidade Jardim, com o objetivo de transformar os espaços públicos da capital em locais ajardinados e ambientalmente aprazíveis.

O presidente do Impur, Fábio Henrique Carvalho, a ação está sendo executada neste período, exatamente em razão das chuvas que ajudam na manutenção e fortalecimento das árvores. “Serão mais de 100 mudas, entre ipês amarelos, brancos e rosas além e palmeiras imperiais. São exemplares próprios para a área, além do que, com o período de chuvas, conseguem se manter de forma saudável e tomam o curso normal para o crescimento”, explicou o presidente.

Avenida dos Holandeses, que vai ser transformada em corredor único, recebe plantios de diversas espécies

Fábio Henrique explica ainda que o plantio efetivo teve início nesta quinta-feira (28) e que deverá se estender por até dois dias em razão das etapas de plantio necessárias para a sobrevivência das árvores.

“Existe todo um protocolo seguido para a garantia da sobrevivência de cada árvore, pois o nosso objetivo é que num prazo de dois anos, toda a extensão da Avenida dos Holandeses que liga a praia tenha um novo visual paisagístico”, garantiu.

O plantio teve início no canteiro central da Avenida dos Holandeses e segue por toda a extensão do trecho que liga a orla de São Luís, até a rotatória do Calhau.

Compartilhe
Editor chefe da Revista e do site do Maranhão Hoje. Sócio-proprietário da Class Mídia – Marketing e Comunicação