Premier israelense diz que presidente Lula deveria ter vergonha de “si mesmo”

26

Netanyahu crítica comparação de atos de guerra a genocídio de judeus 

Numa contundente resposta a Lula, o primeiro-ministro de Israel Benjamin Netanyahu disse neste domingo (18), que ele  “deveria ter vergonha de si mesmo”. A declaração foi uma reação à fala do presidente brasileiro, que havia dito que o está o que está acontecendo na Faixa de Gaza “não é uma guerra, mas um genocídio” e fez referência às ações do ditador nazista Adolf Hitler contra os judeus.

Hoje, o presidente do Brasil, comparou a guerra de Israel em Gaza contra o Hamas – uma organização terrorista e genocida – ao Holocausto. O presidente Silva desonrou a memória de 6 milhões de judeus assassinados pelos nazistas. E demonizou o estado judeu como o antissemita mais virulento. Ele deveria ter vergonha de si mesmo”, afirmou Netanyahu.

A fala aconteceu em meio a um discurso do líder israelense na Conferência dos Presidentes das Principais Organizações Judaicas Americanas.

Mais cedo, o Premier israelense, já tinha feito críticas ao presidente Lula em sua conta no X (antigo Twitter).

“As palavras do presidente do Brasil são vergonhosas e graves. Trata-se de banalizar o Holocausto e de tentar prejudicar o povo judeu e o direito de Israel se defender”, postou.

“Comparar Israel ao Holocausto nazista e a Hitler é cruzar uma linha vermelha. Israel luta pela sua defesa e pela garantia do seu futuro até à vitória completa e fará ao mesmo tempo que defende o direito internacional. Decidi com o chanceler Israel Katz convocar imediatamente o embaixador brasileiro em Israel para uma dura conversa de repreensão”, afirmou.

Genocídio – Na manhã deste domingo, o presidente Lula realizou uma coletiva de imprensa, que marcou o fim de sua viagem à Etiópia e ao Egito.

“O que está acontecendo na Faixa de Gaza com o povo palestino não existiu em nenhum outro momento histórico. Aliás, existiu. Quando Hitler resolveu matar os judeus”, disse ele 

(Com informações da CCN Brasil)

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui