Prêmio Sim à Igualdade Racial está com indicações abertas para edição de 2022

0
167

Evento tem como objetivo reconhecer quem atua em prol da igualdade racial no Brasil  

Já estão abertas as indicações para o Prêmio Sim à Igualdade Racial 2022. Realizado pelo ID_BR (Instituto Identidades do Brasil), o evento tem o objetivo mapearreconhecer e premiar pessoas, empresas, iniciativas e organizações que atuam em prol da igualdade racial no país.  
Ao todo, são 10 categorias divididas em três pilares: 
  • Cultura (arte em movimento, destaque publicitário, raça em pauta, influência e representatividade digital)
  • Educação (educação e oportunidades, inspiração e intelectualidade)
  • Empregabilidade (comprometimento racial, liderança negra ou indígena, trajetória empreendedora).

As indicações podem ser feitas até o dia 05 de dezembro por meio do site: https://idbr.simaigualdaderacial.com.br/indicacoes-premio-2022 

Edições anteriores – Em 2021, o ID_BR recebeu cerca de 11 mil indicações de pessoas, projetos e empresas. Nomes como: Alberto Pitta (Arte em Movimento), Dove (Destaque Publicitário), Trace Brasil (Raça em Pauta), Tukumã Pataxó (Representatividade digital) e o projeto “Rede de Professores Antirracistas” (educação e oportunidades), foram alguns dos premiados da edição anterior

    • Ludmila foi uma das premiadas na edição de 2021

Categorias 2022 

Pilar Cultura

  • Arte em movimentoCantores, produtores culturais/musicais e artistas negros e indígenas que geram impacto social com o seu trabalho e relevância para o seu grupo racial.
  • Destaque Publicitário Agências e empresas que produzem peças e filmes que tratam da temática racial. As peças deverão ter sido lançadas em 2021.
  • Raça em Pauta – Pessoas que pautam com frequência e relevância assuntos de temática racial. Podem ser jornalistas, colunistas, produtores de conteúdo, apresentadores, de qualquer cor ou raça.
  • Influência e representatividade digital – Influenciadores digitais negros e indígenas, sejam eles youtubers, blogueiros, instagrammerstiktokersfacebookers ou expoentes das demais redes sociais.  

Pilar Educação

  • Educação e Oportunidades – Iniciativas que buscam promover a Igualdade Racial por meio da educação, criando formas de acesso, narrativas e métodos de aprendizado.
  • InspiraçãoPessoas negras e indígenas que, por meio do seu trabalho, inspiram outros negros e indígenas a criarem narrativas. Esta categoria também tem o objetivo de homenagear grandes nomes que se tornaram referência de representatividade no Brasil, independentemente da área de atuação.
  • Intelectualidade Grandes pensadores, escritores, doutores e estudiosos negros e indígenas sobre a temática racial.

Pilar Empregabilidade 

  • Comprometimento Racial – Empresas que possuem práticas em prol da equidade racial, desde programas internos e grupos de trabalho até posicionamentos perante o público externo.
  • LiderançaPessoas negras e indígenas que possuem status de liderança em suas áreas de atuação e são referência para o mundo corporativo.
  • Trajetória EmpreendedoraEmpreendedores negros e indígenas que possuem negócios inspiradores e de sucesso e que geram impacto no seu grupo racial. 

 Sobre o ID_BRO Instituto Identidades do Brasil (ID_BR) é uma organização sem fins lucrativos, pioneira no Brasil e 100% comprometida com a aceleração da promoção da igualdade racial. A partir da Campanha Sim à Igualdade Racial desenvolvem ações em diferentes formatos para conscientizar e engajar organizações e a sociedade. Buscam reduzir a desigualdade racial no mercado de trabalho, como indica o objeto 10 da agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).  

Compartilhe
Editor chefe da Revista e do site do Maranhão Hoje. Sócio-proprietário da Class Mídia – Marketing e Comunicação