
Protocolo fortalece participação do Senai no Programa Espacial
Comitiva da Agência Espacial Brasileira conheceu as ações realizadas pela Federação das Indústrias do Estado do Maranhão no Programa de Desenvolvimento Integrado para o Centro Espacial de Alcântara
O novo presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), Marco Antônio Chamon, que assumiu o cargo em agosto deste ano, visitou a Federação das Indústrias do Maranhão (Fiema). A agência é a instituição responsável por formular, coordenar e executar a Política Espacial Brasileira, vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).
O objetivo da visita foi apresentar as ações realizadas pela Fiema em Alcântara, no âmbito do Programa de Desenvolvimento Integrado para o Centro Espacial de Alcântara (PDI-CEA), que visa a promover o desenvolvimento sustentável da região, com foco na inovação, na educação e na infraestrutura. O PDI-CEA é uma iniciativa conjunta entre o governo federal, o governo estadual, o setor privado e a sociedade civil.
O presidente da Fiema, Edilson Baldez, fez um breve relato sobre a relação entre a AEB e o MCTI com a Federação das Indústrias, pontuando historicamente as discussões acerca dos projetos para o desenvolvimento de Alcântara, que iniciaram em 2020.
o vice-presidente Renner apresentou as iniciativas do grupo de trabalho “Pensar o Maranhão”, iniciativa que visa debater assuntos voltados ao desenvolvimento sustentável do estado, com foco na inovação, na educação e na infraestrutura.
Também foram mostradas as ações do Senai, pelo diretor regional, Raimundo Arruda, que oferece cursos de capacitação profissional e tecnológica para a comunidade de Alcântara; e o superintendente regional do Sesi, Diogo Lima, que falou da construção do centro multiuso do Sistema S de apoio ao trabalhador da indústria na região e das realizações do Sesi no município.
A comitiva da AEB estava composta pela chefe de gabinete Leticia Vilane Morosino, pelo diretor de governança espacial Márcio Akira Harada e pelo assessor de relações institucionais e de comunicação André Luís Barreto Paes. Participaram do encontro o superintendente regional do Sesi, Diogo Lima, o superintendente da Fiema, César Miranda, o diretor regional do Senai, Raimundo Arruda e a coordenadora regional do IEL, Michele Frota.

Capacitação – Ao final do encontro, foi assinado um protocolo de intenção entre a AEB, Fiema e Senai para formalizar a parceria entre as instituições no programa de capacitação profissional e tecnológica à comunidade de Alcântara. O protocolo visa contribuir para o fortalecimento do setor espacial brasileiro e para a geração de oportunidades para os alcantarenses.
O presidente da Fiema destacou a importância da visita do novo presidente da AEB para estreitar os laços entre as instituições e reforçar o compromisso com o desenvolvimento de Alcântara.
“É com grande satisfação que recebemos hoje o novo presidente da AEB, Marco Antônio, que demonstrou o espírito de parceria entre o setor privado e o governo federal. Ele veio nos afirmar que a AEB tem interesse em continuar o trabalho que estamos realizando em Alcântara, no âmbito do programa de desenvolvimento aeroespacial da região e se mostrou muito disponível e receptivo às nossas propostas e se comprometeu a colaborar para que possamos seguir com os projetos e ações que já trouxeram muitos resultados positivos. Parabenizo a Fiema, a AEB, o governo e todos os envolvidos nesse projeto que visa desenvolver esse grande polo industrial”, disse Baldez.
O presidente da AEB elogiou as ações realizadas pela entidade em Alcântara e disse que ficou muito impressionado com o trabalho que a Fiema vem fazendo em Alcântara, com o apoio do Sistema S e de outras instituições parceiras.
“É um trabalho de grande relevância social e econômica, que beneficia a população local e contribui para o desenvolvimento do setor espacial brasileiro. A AEB entende que precisa se integrar ao sistema produtivo privado e tem todo o interesse em apoiar e participar desse trabalho, por meio da capacitação profissional e tecnológica, da transferência de conhecimento e da articulação de parcerias. A assinatura do protocolo de intenção é um passo importante nesse sentido, que esperamos que se concretize em breve”, afirmou Chamon.
Marco Antônio Chamon é engenheiro elétrico, mestre em Engenharia e Tecnologia Espacial pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e doutor em Eletrônica pela Ecole Nationale Supérieure de L’Aéronautique et de L’Espace (SUPAERO), na França. Com vasta experiência no campo espacial, ocupou posições de destaque ao longo de sua carreira, como coordenador do programa de satélites científicos do INPE, coordenador de gestão tecnológica, coordenador de engenharia e tecnologia espacial e coordenador de planejamento, orçamento e avaliação do Instituto. Também exerceu a função de gerente da missão espacial SABIA-Mar, dedicada a estudos oceanográficos.
