Presidente da Agência Especial Brasileira debate Centro de Alcântara na Fiema

0
400

Fiema é uma entidade que integra o comitê integrado do CEA

O presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), Carlos Moura, participou nesta segunda-feira (24) de uma reunião na Federação das Indústrias do Maranhão (Fiema), onde debateu os cenários esperados com o início das operações do Centro Espacial de Alcântara (CEA).  A reunião foi coordenada pelo diretor do grupo “Pensar o Maranhão”, Luiz Fernando Renner.

“O que nós percebemos no mercado espacial do mundo todo, que diferentemente de outros tempos, não é só mais o governo que investe na atividade espacial é governo e o empresariado”, disse Carlos Moura.

Segundo ele, o setor privado busca novos negócios, transformar a tecnologia em serviços para  a sociedade e essa é uma tendência mundial. “No caso de Alcântara isso e mais necessário ainda porque a gente sabe que trata de uma comunidade que precisa de muitos investimentos. O Espaço Porto de Alcântara só será um sucesso se juntarmos esforços.  É um privilégio para nós contar com a Fiema nesse desenvolvimento”, destacou.

“O Sistema Fiema vem se articulando com as demais entidades empresariais do estado para promover ações nas áreas de educação, saúde, gestão empresarial e outras, em apoio às políticas de inclusão sócio-econômica da população de Alcântara tão necessárias para o sucesso do Programa de Desenvolvimento Integrado para o CEA”, destacou Renner.

A Fiema foi integrada na CDI-CEA por decisão do ministro Marcos Pontes, sendo representada pelo coordenador do GT-FIEMA “Pensar o Maranhão”, e vem articulando ações com as demais entidades parceiras para a população de Alcântara.

Participação – Diversos líderes empresariais maranhenses e representantes de outros segmentos, dentre eles o secretário de Indústria, Comércio e Energia, Simplício Araújo, prestigiaram o evento que respeitou todo o protocolo de segurança de proteção contra a covid-19.

A CDI-CEA é uma comissão interministerial presidida pelo Ministério de Ciência e Tecnologia com o objetivo de formular o Programa de Desenvolvimento Integrado do Centro Espacial de Alcântara (PDI-CEA), propor mecanismos institucionais e tecnológicos que possibilitem sua implementação, monitorar a execução do PDI-CEA e gerar subsídios para a sua consolidação e coordenar as iniciativas do governo relacionadas ao desenvolvimento do CEA.

Compartilhe
Editor chefe da Revista e do site do Maranhão Hoje. Sócio-proprietário da Class Mídia – Marketing e Comunicação