Presidentes de sindicatos da Fecomércio participam de congresso no Ceará

0
745

Uma comitiva de presidentes de sindicatos filiados à Federação do Comércio está representando o Maranhão no Congresso Nacional de Sindicatos Empresariais do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (35º CNSE). Com o tema “O novo sindicalismo empresarial e a atuação dos seus braços sociais”, o evento prossegue até esta sexta-feira (17), no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza (CE).

Buscando destacar as mudanças por que estão passando as entidades que representam o comércio brasileiro, especialmente fatores como a necessidade da sustentabilidade sindical e as novas regras para as negociações coletivas de trabalho, o Congresso Nacional de Sindicatos Empresariais é realizado anualmente e conta com palestras, workshops, debates e seminários.

Este ano o evento discute a atuação do Sesc e do Senac, e sua integração com o sindicalismo, assim como a importância e a necessidade de promover conhecimento sobre o Sistema Comércio, de forma a analisar a longevidade das empresas e o papel das entidades sindicais em meio a mercados cada mais dinâmicos.

Estão presentes os vice-presidentes da Fecomércio Antônio Freitas (Sindicato do Comércio Atacadista de Gêneros Alimentícios) e Maurício Feijó (Sindicato do Comércio Varejista de Material Elétrico), além dos presidentes de sindicatos Antônio Josiel (Sindoptica), William Câmara (Seac), Ivanilde Sampaio (Sindifeirantes), Eraldo Moura (Sindicoma), Reginaldo Pacheco (Sircosum) e João Borges Lira (Sincopeças).

O 35° Congresso Nacional de Sindicatos Empresariais do Comércio de Bens, Serviços e Turismo é promovido pela Feocmércio do Cerá em parceria com o Sindilojas Fortaleza.

Programação – Durante a programação de palestras, que iniciou na quinta-feira (16), foi realizada a assinatura do Convênio para facilitar linhas de crédito aos empresários do comércio de bens, serviços e turismo do Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo, celebrado entre o Banco do Nordeste do Brasil (BNB) e Confederação Nacional do Comércio – CNC. A ocasião contou com a presença do presidente da CNC, José Roberto Tadros e do presidente do BNB, Romildo Rolim.

O primeiro dia contou, ainda, com as palestras “Gestão do amanhã”, ministrada pelo cofundador do meuSucesso.com e mentor do Instituto Endeavor, Sandro Magaldi; “A nova realidade sindical à luz da reforma trabalhista”, apresentada pelo professor da USP e Consultor da CNC, José Pastore; e “Pirataria e os danos causados ao Comércio”, ministrada pelo Diretor Executivo da Fecomércio-RJ, João Gomes. Completaram a programação, os painéis “Negociação Coletiva de Trabalho (acordado x legislado)”, “Inovação e Sustentabilidade Sindical” e “Varejo do Futuro”.

Já nesta sexta-feira (17), as palestras “Braços Sociais do Comércio e Integração do Sindicalismo”, “Tecnologia e Inteligência Artificial” e “Conceitos Disney de Excelência aplicados a Gestão Sindical”, encerram a edição do Congresso Nacional de Sindicatos Empresariais do Comércio de Bens, Serviços e Turismo.

Compartilhe
Editor chefe da Revista e do site do Maranhão Hoje. Sócio-proprietário da Class Mídia – Marketing e Comunicação