Procurador-geral de Justiça e promotores recebem título de cidadania na Câmara de Caxias

337

Membros do MP têm trabalhos reconhecido pelo parlamento

Em sessão solene realizada nesta quarta-feira (04), a Câmara de Vereadores de Caxias entregou títulos de cidadania para membros do Ministério Público do Maranhão. Foram agraciados o procurador-geral de justiça, Eduardo Nicolau, e os promotores de justiça Lítia Cavalcanti (2ª Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor de São Luís) e Vicente Gildásio Leite Júnior (2ª Promotoria de Justiça Criminal de Caxias).

O presidente da Câmara de Vereadores, Teódulo Damasceno de Aragão, foi o autor do projeto para conceder os títulos ao procurador-geral e à promotora Lítia Cavalcanti. Já a proposição para o título ao promotor de justiça Vicente Gildásio é do presidente e do vereador Antônio Antonione dos Santos Silva, o Torneirinho.

O promotor de justiça Vicente Gildásio lembrou algumas atuações no município, como a que levou ao tombamento municipal da área do Memorial da Balaiada e a revitalização do Balneário Veneza, área turística de Caxias e que passou por um período de decadência, com tráfico e consumo de drogas e prostituição.

Para Gildásio, o Ministério Público é um parceiro dos gestores e precisa sempre buscar a atuação conjunta para a resolução dos problemas. “O promotor de justiça precisa se envolver com as questões da sociedade, não podemos perder a nossa humanidade”, ressaltou.

A promotora de justiça Lítia Cavalcanti, que atuou em Caxias no período de 1998 e 2004, contou que a sua ligação com o município vem de família, sendo seus avós e mãe caxienses. Além disso, a titular da 2ª Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor de São Luís afirmou que as experiências pessoais e profissionais que viveu em Caxias ajudaram a formar a pessoa e a profissional que é hoje.

Título Caxias
Prefeito Fábio Gentil, Vicente Gildário, Eduardo Nicolau, Lítia Cavalcanti e Teódulo de Aragão na sessão da Câmara Municipal

Lítia Cavalcanti lembrou a investigação da violência sexual contra crianças e adolescentes, situação na qual estavam envolvidas pessoas poderosas do município. Na época, não existia a tipificação do crime de exploração sexual de crianças e adolescentes, que hoje está prevista no Estatuto da Criança e do Adolescentes.

Agradecimentos – Em seu discurso, Eduardo Nicolau agradeceu aos vereadores e ao povo de Caxias pela honraria. O procurador-geral de justiça falou sobre a sua trajetória de 42 anos de Ministério Público e sobre como a atuação do órgão está diretamente ligado ao povo. “O problema de todos também é meu problema. Essa é a visão que todos os membros dessa instituição precisam ter”, afirmou.

O procurador-geral de justiça destacou que o Ministério Público deve sempre servir a todos indistintamente. “Toda pessoa merece o respeito do Ministério Público, e isto eu vou fazer sempre e com muita clareza até o último dia do meu mandato. Muito obrigado a todos os senhores edis, muito obrigado ao povo de Caxias, que reconhece na minha pessoa o serviço do Ministério Público”, destacou Eduardo Nicolau.

O chefe do Executivo Municipal também enfatizou a relação de respeito existente entre a administração municipal e o MPMA, visto por ele como um importante parceiro. “O Ministério Público escuta os reclames da sociedade e os leva ao Executivo e ao Legislativo para que possamos atuar pelo bem do nosso povo”, destacou.

O presidente da Câmara Municipal, Teódulo de Aragão, lembrou passagens importantes da atuação dos promotores de justiça Lítia Cavalcanti e Vicente Gildásio em Caxias e destacou que o procurador-geral Eduardo Nicolau, embora não tenha passado pela Comarca, tem atuado de forma impessoal e responsável em benefício da população maranhense e caxiense.

(Com informações do MP)

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui