Profissionais de saúde com idade acima de 60 anos começam a ser vacinados na sexta-feira

0
75

Desde que entrou em funcionamento, na terça-feira (19), o Centro Municipal de Vacinação já atendeu cerca de 2,5 mil pessoas

Os profissionais de saúde com idade acima de 60 anos começam a ser atendidos no Centro Municipal de Vacinação, sexta-feira (22) e sábado (23), e na segunda (25) e terça-feira (26) serão imunizados os profissionais entre 40 e 59 anos.

Desde que entrou em funcionamento, na terça-feira (19), o Centro Municipal de Vacinação já atendeu cerca de 2,5 mil pessoas. O atendimento nos setores de triagem, registro e vacinação é feito por meio de senha para evitar aglomeração.

Quem já tomou a primeira dose da vacina foi a técnica de enfermagem Maria do Amparo Leão, que durante a fase mais crítica da pandemia em São Luis atuou na linha de frente do atendimento aos pacientes com Covid-19 no Hospital da Mulher, que foi a unidade de referência municipal. Atualmente, ela trabalha na Unidade Mista Itaqui-Bacanga, que presta atendimento de urgência e emergência.

“Gostei muito do atendimento. Está tudo bem organizado, sem aglomerações.  Eu já estou muito ansiosa para receber a segunda dose daqui três semanas”, disse ela.

Inicialmente, foram vacinados os profissionais de saúde que atuam na linha de frente do atendimento em saúde (urgência, emergência, UTIs e setores Covid nos hospitais). Agora o atendimento começa a ser ampliado para outros perfis destes profissionais, conforme diretriz estabelecida pelo Ministério da Saúde e seguida pelo Plano Municipal de Vacinação. Para se vacinar o profissional de saúde deve comparecer ao centro de vacinação portando declaração de atividade ou de lotação e um documento de identificação com foto, preferencialmente a carteira do conselho respectivo, quando for o caso.

Já os idosos em instituições de longa permanência estão sendo imunizados no próprio local. A previsão é que até amanhã todos os 142 idosos das sete casas de acolhimento em São Luís recebam a primeira dose da vacina.

O Centro Municipal de Vacinação, localizado no pavilhão de eventos do Multicenter Sebrae, funciona das 8h às 17h.

Compartilhe
Aquiles Emir
Editor chefe da Revista e do site do Maranhão Hoje. Sócio-proprietário da Class Mídia – Marketing e Comunicação