Projeto de estímulo a doação de sangue em Ribamar realiza última ação neste sábado

0
469

Neste sábado (21) será realizada, em São José de Ribamar, a última ação do ano do projeto Vida por Vidas, que mobiliza voluntários a serem doadores de sangue. A ação acontece,  das 8h às 16h, nas dependências do Colégio Batista Aliança, na Avenida Clodomir Cardoso (Moropóia).

De acordo com a coordenação do projeto, espera-se arrecadar com a ação de amanhã, aproximadamente 90 bolsas de sangue. Está será a 14ª ação do projeto, que é uma iniciativa da Igreja Adventista do Sétimo Dia, em parceria com o Centro de Hematologia do Maranhão (Hemomar).

O presidente da Igreja Adventista do Sétimo Dia para o território Nordeste do Maranhão, pastor Samuel Bastos, disse que o papel da igreja é atuar na comunidade, trazendo serviços e ações para que ela se torne relevante para as pessoas. “O projeto Vida por Vidas é uma ação que a igreja já desenvolve em que nos baseamos no exemplo de Cristo, que doou a sua vida e todo seu sangue para que nós possamos também doar um pouco do nosso sangue para salvar vidas, ajudando quem precisa”, declarou o presidente, que foi doador na ação do projeto em agosto deste ano em Paço do Lumiar.

A coordenadora do núcleo de coleta externa no Hemomar, Valma Costa, lembrou da importância da parceria institucional para manter abastecido os estoques do banco de sangue e disse que o processo de doação é bem simples.

“Doar sangue é um processo fácil, rápido, seguro e solidário. Além destas ações do projeto Vida por Vidas, qualquer pessoa pode chegar ao Hemomar para fazer sua doação. Para doar sangue é necessário que a pessoa venha com seu documento de identificação, esteja em boas condições de saúde, tenha entre 16 e 69 anos, pesar no mínimo 50 kg, estar descansado e bem alimentado”, explicou Valma.

Números do projeto – Em 2019, o projeto já arrecadou mais de 1.200 bolsas de sangue, coletando aproximadamente 650 litros de sangue e ajudando mais de 3.500 pessoas.

A iniciativa mobilizou centenas de jovens e adultos voluntários em várias cidades do Maranhão, onde a ação foi realizada. Paço do Lumiar, Tutóia, Itapecuru-Mirim, São Bernardo e São Luís foram cidades que receberam o projeto Vida por Vidas, sempre com a parceria do Hemomar.

Compartilhe
Editor chefe da Revista e do site do Maranhão Hoje. Sócio-proprietário da Class Mídia – Marketing e Comunicação