Projeto une Rock, hinos de futebol e som instrumental em canções de ninar

342

Produções podem ser conferidas gratuitamente na internet

Desde 2012, em homenagem ao aniversário do artista Leonardo da Vinci, o dia 15 de abril é dedicado ao Dia Mundial da Arte. A data também celebra a os inúmeros modos de se fazer arte, presente nas manifestações literárias, musicais, audiovisuais, arquitetônicas etc. A arte, em si, é sinônimo de criatividade em prol de promover boas sensações em quem a consome e produz.

Por falar em criatividade, um trio de brasileiros se reuniu para misturar Rock com canções de ninar. Juntos, eles criaram em meados de 2013, o projeto Rock Your Babies. Por meio do canal no YouTube, Carol Pozzani, sócia da RYB8, seu esposo Julio Quattrucci Jr. e o cantor do Biquini Cavadão Bruno Gouveia disponibilizam versões de músicas famosas usando apenas melodias suaves e instrumentos com sons lúdicos, porém relaxantes. O repertório já tem canções de Legião Urbana, Paralamas do Sucesso, Biquini Cavadão, Pitty, Skank e Charlie Brown Jr.

Unindo duas paixões dos brasileiros – música e futebol –, o grupo lançou versões com hinos de futebol. Doze times integram a primeira seleção: Flamengo, Botafogo, Fluminense, Vasco, Palmeiras, Santos, Corinthians, São Paulo, Cruzeiro, Atlético Mineiro, Grêmio e Internacional.  As músicas estão disponíveis gratuitamente no site www.rockyourbabies.com.br, YouTube (RockYourBabiesVEVO), Instagram (@rockyourbabies) e Facebook (Rock Your Babies).

“Tanto eu quanto o Julio e o Bruno temos filhos pequenos. A ideia é trabalhar nessa linha instrumental para crianças que tem um apelo muito grande de pais que gostam de futebol e querem passar essa paixão para os filhos. O pai e a mãe que querem colocar o hino para a criança ouvir acham a versão cantada, mas não existia a versão de ninar. Começamos a trabalhar nessa ideia no ano passado e lançamos agora nas plataformas”, explica Pozzani.

Flamenguista, Bruno Gouveia relembra que sua primeira camisa do time teve o escudo bordado por sua avó.

O artista Bruno Gouveia participa de projeto para crianças (Crédito Laura Tardin)

“Minha primeira camisa do meu time foi comprada numa loja mas sem o escudo, que acabou sendo bordado pela minha avó mais tarde. E esta ideia permeia toda nossa identidade visual neste projeto. A ideia de Carol foi um gol de placa, um alento e tanto para mim”, celebra o cantor.

Profissões para quem ama arte – Popularmente, o artista é habitualmente relacionado a celebridades cujos trabalhos estão na televisão ou no cinema. Contudo, a abrangência da profissão vai além podendo estar na arquitetura, moda, artes plásticas ou até mesmo no design.

Exemplos são Oscar Niemayer, arquiteto que ficou conhecido por levar arte às construções do Palácio da Alvorada, Museu de Arte Contemporânea de Niterói, Congresso Nacional e outras importantes construções; Martha Medeiros, estilista brasileira que valoriza a arte das rendeiras do sertão por meio de suas peças originais; e Romero Britto, pintor, escultor e artista plástico brasileiro conhecido por suas obras no estilo pop.

Como podemos ver, a criatividade pode ser uma aliada na profissão e um diferencial para quem quer se destacar inovando ou despertando olhares.

Ela está presente em diversos segmentos e, por isso, proporciona oportunidades em distintas áreas.

Confira, a seguir, algumas profissões para quem ama arte:

  • Design de Interiores – Nessa área o profissional usa a criatividade para harmonizar ambientes, planeja cores, materiais, acabamentos e iluminação, procurando conciliar conforto, praticidade e beleza. É responsável por dar um toque de beleza no local adequando o projeto às necessidades, ao gosto e à disponibilidade financeira de cada cliente.
  • Fotografia – Muitos podem ter acesso a uma câmera fotográfica, mas a arte de fotografar é para aqueles que dominam o uso de máquinas, lentes e filmes e conhece a fundo as técnicas de revelação, ampliação e tratamento de imagens analógicas e digitais dando um toque pessoal ao registrar o que se vê, que pode ser imagens de pessoas, paisagens, objetos, movimentos sociais e esportivos.
  • Música – Muito mais do que cantar, o bacharel em música pode expor sua criatividade em composições, regências e interpretações de obras. Como compositor, é responsável por criar peças e anotá-las em partituras para ser executadas por instrumentistas e cantores. Como intérprete, há possibilidade de se especializar na execução de determinado instrumento ou dedicar-se ao canto.
  • Arquitetura e Urbanismo – Provando que a arte pode estar em todos os cantos, o arquiteto projeta e coordena a construção ou a reforma de prédios. Também faz a planta e determina os materiais que serão utilizados na obra. No ofício de urbanista, é responsável por planejar o crescimento de cidades e bairros bem como desenhar objetos e elaborar placas de sinalização e logotipos.

(Agência Educa Mais Brasil)

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui