Propostas para reajuste das tarifas de energia da Equatorial são debatidas pela Aneel em São Luís

74

Reajuste a vigorar em agosto deve ficar acima de 21%

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) realizou audiência pública nesta quinta-feira (12), em São Luís (MA), para apresentar e debater as propostas de revisão tarifária da Equatorial Maranhão. A audiência pública foi realizada na Reitoria do Instituto Federal de Educação do Maranhão (IFMA) com a presença de 33 participantes e de seis expositores.

Dentre os participantes, estavam membros do Conselho de Consumidores da distribuidora, o deputado federal Duarte Junior, membro do PROCON-MA e dirigentes do Sindicato dos Urbanitários do Maranhão.

O encontro foi presidido pela diretora da ANEEL Ludimila Lima, que falou sobre o processo de revisão das tarifas e destacou a importância da participação dos consumidores nas audiências.

A distribuidora de energia atende cerca de 2,8 milhões de unidades consumidoras nos 217 municípios do Estado. As novas tarifas, a serem definidas pela ANEEL após o término da consulta pública em andamento, entrarão em vigor em 28 de agosto de 2025.

Confira abaixo os índices apresentados. A proposta foi impactada principalmente por fatores como custos de distribuição, remuneração de investimentos da distribuidora, em análise pela Agência, e encargos setoriais para subsidiar políticas públicas. 

Eis as propostas de readequação das tarifas:

Empresa Consumidores residenciais – B1
Equatorial MA 21,37%
Classe de Consumo – Consumidores cativos
Baixa tensão em média Alta tensão em média Efeito Médio para o consumidor
21,61% 23,20% 21,85%

O vídeo da audiência pública poderá ser consultado No canal da ANEEL no YouTube – www.youtube.com/aneel.

Interessados também poderão enviar contribuições à Consulta Pública nº 23/2025 até 11 de julho. Para ter acesso aos documentos da audiência e da consulta, visite a página: Link.

 Revisão Tarifária x Reajuste Anual

A proposta de novas tarifas da Equatorial Maranhão se trata de uma Revisão Tarifária Periódica (RTP), que acontece a cada cinco anos e não é o mesmo que reajuste anual das tarifas. Confira a diferença entre os dois processos no vídeo educativo: Link

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui