Qual tradição de “nunca” no segundo turno será quebrada na votação deste domingo?

29

GIRO ECONÔMICO 

O desafio do segundo turno 

Desde sua instituição, a eleição em dois turnos no Brasil guarda dois “nunca” e um deles terá de ser quebrado na votação deste domingo (30).

Desde a reeleição de Fernando Henrique Cardoso em 1998 contra Lula, nunca quem concorreu estando no poder foi derrotado. Foi assim também com Lula, em 2006 contra Geraldo Alckmin, e com Dilma Rousseff, em 2014, contra Aécio Neves.

O outro “nunca” nesse tipo de disputa é o da virada após o resultado do primeiro turno, ou seja, todos que chegaram em segundo não conseguiram inverter as posições para se tornarem vencedores.

Neste domingo, Jair Bolsonaro, na disputa com Lula, enfrenta os dois desafios. O primeiro é fazer valer a escrita de que candidato à reeleição sempre ganha; a outra é acabar com a tradição de que o segundo colocado nunca chega em primeiro.

Bolsonaro convoca eleitores para fiscais

O presidente Jair Bolsonaro (PL) gravou um vídeo, neste sábado (29), reiterando o pedido aos apoiadores de todo o País, para que façam suas inscrições como “fiscais do Brasil”, nas eleições do 2º turno, marcada para este domingo, 30.

Os fiscais voluntários do presidente vão acompanhar os processos de votações nas suas seções eleitorais. “Ajude o nosso Brasil”, reforça o chefe do Executivo no vídeo.
Os interessados devem entrar no link www.fiscaisdobolsonaro.com.br para fazer o cadastro até às 14 horas de hoje, prazo final para enviar os nomes para a justiça eleitoral.

O cadastro deve ser feito exclusivamente através do site: www.partidoliberal.org.br. Confie somente na Plataforma Oficial de Fiscais Eleitorais do Bolsonaro, disposta neste site do Partido Liberal.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui