Real Time confirma números do Datafolha: Bolsonaro está 12% à frente

0
550
O candidato do PSL à Presidência da República, Jair Bolsonaro, fala à imprensa.

Pesquisa da Real Time Big sobre a corrida presidencial, divulgada nesta quinta-feira (25) pela Record TV, mostra números semelhantes ao do Datafolha, também divulgados nesta quinta. Segundo os dados, o candidato do PSL, Jair Bolsonaro, tem 56% dos votos válidos contra 44% de Fernando Haddad (PT), ou seja, uma diferença de 12 pontos separam os candidatos.

Encomendada pelo próprio RealTime Big Data, o levantamento ouviu 5.000 eleitores no dia 24 de outubro. A margem de erro é de 2 pontos para mais ou para menos e o nível de confiança de 95%. A pesquisa está registrada no TSE sob o número BR-08980/2018.

A simulação dos votos válidos considera apenas as menções a um dos dois candidatos, ou seja, são descartados os brancos, nulos e indecisos, da mesma forma em que são apresentados, na apuração, pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A comparação com o levantamento divulgado na segunda-feira (22), Bolsonaro teve a vantagem sobre Haddad diminuída de 16 para 12 pontos. O petista aumentou dois pontos e o candidato do PSL perdeu o mesmo tanto.

Quando considerados os votos totais, Bolsonaro aparece 49% e Haddad com 38%. Brancos e nulos somam 8% e os que dizem que ainda vão escolher seu candidato até este domingo (28), data da eleição, são 5%. Pela margem de erro, o primeiro tem entre 47% e 51% e o segundo, de 36% a 40%.

Na contagem dos votos válidos, pela margem de erro, Bolsonaro tem entre 54% a 58% e Haddad, de 42% a 46%.

Nesta sexta-feira (26), o Paraná Pesquisa divulga seu último levantamento deste segundo turno e no sábado (27) saem novas rodas do Ibope e Datafolha.

(Com dados do R7)

Compartilhe
Editor chefe da Revista e do site do Maranhão Hoje. Sócio-proprietário da Class Mídia – Marketing e Comunicação