Regional do Maranhão classifica quatro equipes para o Festival Nacional de Robótica

0
97
Equipe do Sesi e profissionais que trabalharam na produção e veiculação da live do FLL do MA

Maranhão chega ao final com duas equipes classificadas

Duas equipes do Maranhão – Robotic´s Angles (Imperatriz) e Iron League (São Luís) -;  uma da Paraíba (Criadores de Gigantes) e uma de Alagoas (Sesi Cambtec) foram as vencedoras na categoria Champions Awards, que abre vaga na disputa nacional de robótica. A competição contou com a participação de 21 equipes de quatro estados (MA, PI, AL, PB) e teve a sua primeira edição que foi totalmente virtual.

“Que esse seja o primeiro de muitos torneios de robótica! Nossa palavra é de gratidão”. Foi assim que o superintendente do Serviço Social da Indústria do Maranhão (Sesi-MA), Diogo Lima encerrou sua fala ao premiar as equipes classificadas para a etapa nacional do Torneio Sesi de Robótica FLL 2021, que se realizará no dia 26 de junho, também em formato remoto.

O Torneio Sesi de Robótica FLL 2021, premiou equipes em seis categorias. O anúncio ocorreu no início da noite da última sexta-feira, 14/05, no auditório do anexo da Escola Sesi Anna Adelaide Belo, no bairro da Alemanha, que se transformou em um gigante estúdio de TV de onde o Torneio foi transmitido para todo o país pela internet, via portal imirante.com e pelo youtube do Sistema Fiema.

Equipe do Sesi Imperatriz, Robotic´s Angels também garantiu vaga para o Nacional do FLL

As equipes selecionadas para a etapa nacional foram Sesi Cambtec (Sesi-Alagoas), que levou o 1º lugar; a equipe Robotic´s Angels (Sesi Imperatriz-MA), classificada em 2º lugar e as equipes Criadores de Gigantes (Sesi Paraíba) e Iron League, (Escola Sesi Anna Adelaide Bello – Sesi-São Luís), respectivamente 3º e 4º lugares.

Regional – A ex-jogadora de vôlei de praia e medalhista olímpica Jackeline Silva foi a convidada especial do evento e falou sobre a importância do movimentar-se e das atividades físicas. Já o educador físico do Sesi Ulisses Alves transformou a live numa verdadeira aula de ginástica com dicas importantes de exercícios que as pessoas podem fazer em casa sem dificuldades em tempos de pandemia.

Equipe do Sesi Anna Adelaide Bello de São Luís, Iron League também conquistou a vaga para o nacional

O torneio Sesi de Robótica regional do Maranhão contou um pouco da rica cultura do Estado por meio de apresentações artísticas como do hino nacional, cantando por caixeiras, comandado pela cantora maranhense Rosa Reis e uma apresentação dos ritmos maranhenses apresentado pela Companhia Barrica.

“A robótica é uma linha mestra do ensino por trabalhar diversas competências e habilidades que desenvolve no aluno, a capacidade de colaborar, de desenvolver problemas complexos, de se comunicar, de argumentar. Isso forma o aluno do Sesi. E a robótica nada mais é do que a educação em movimento por ser mais viva e alegre. É a educação do século 21”, destacou o superintendente do Sesi-MA, Diogo Diniz.

Vanda Marli, Davi Telles, Edilson Baldez, Regina Sodré e Diogo Diniz nos bastidores da live

Davi Telles, secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Governo do Maranhão, que participou da abertura do torneio, fez questão de parabenizar o Sistema FIEMA pelo evento. Já o  Presidente da Fiema e do Conselho Regional do Sesi, Edilson Baldez das Neves, fez questão de agradecer a CNI e ao Sesi Nacional pela oportunidade dada ao Maranhão.

“Esse é o Sesi, onde preparamos as pessoas para trabalhar na indústria e além da educação tem também, com laboratórios ultramodernos, preparando nossos trabalhadores na linha do crescimento, da industrialização do país, voltado para a indústria 4.0. O aluno do SESI sai daqui preparado para enfrentar esse mercado que é muito competitivo hoje. Ficamos satisfeitos com a decisão do SESI Nacional de que todas as nossas escolas serão edificadas no mesmo nível de ensino e já estão”, declarou Baldez.

Compartilhe
Editor chefe da Revista e do site do Maranhão Hoje. Sócio-proprietário da Class Mídia – Marketing e Comunicação