Restrições ao funcionamento do comércio começam a se flexibilizar a partir desta segunda

0
517

Começa, nesta segunda-feira (25), a abertura gradual das atividades econômicas no Maranhão,  mas ainda estão mantidas várias restrições de funcionamento e será necessário seguir regras sanitárias para evitar a disseminação maior do coronavírus. A novidade é que podem abrir pequenas empresas exclusivamente familiares.

Tudo o que já está autorizado a funcionar continua liberado a partir desta segunda (25), como supermercados, farmácias, delivery de alimentos, etc.  Sobre as empresas familiares autorizadas a funcionar, o governador o governador Flávio Dino diz que “são os pequenos comércios de bairro, a pequena unidade de prestação de serviço em que trabalham o pai e filho, o pai e a filha, a mãe e o filho, o marido e a mulher, por exemplo”.

Já a partir de 1º de junho, serão retomadas gradualmente outras atividades, ainda a serem definidas. Essas definições vão ser semanais. Ou seja, a cada semana serão liberadas mais atividades, de acordo com as avaliações que serão feitas. Esse processo deve durar 45 dias, ou seja, até a metade do mês de julho.

Além das regras estabelecidas pelo Governo do Estado, os prefeitos têm autonomia para aplicar normas mais rígidas, dependendo da evolução do coronavírus na cidade. Ou seja, os prefeitos podem vetar o funcionamento do que está previsto no decreto estadual. Podem, inclusive, determinar o lockdown (bloqueio total das atividades).

Regras sanitárias – Cada segmento deve seguir uma série de regras sanitárias. Mas há três regras gerais para empresas e consumidores que devem ser observadas o tempo todo: máscaras em locais públicos e privados de uso coletivo (por exemplo, rua, feira, banco e comércio); limpeza das mãos (com água e sabão ou álcool em gel); e distanciamento social (pelo menos dois metros um do outro).

Para que as regras sejam cumpridas, todos os cidadãos podem colaborar, de modo responsável.

As denúncias de funcionamento irregular ou de comportamento contrário às normas sanitárias (tanto de empresas quanto dos consumidores) podem ser feitas por três números de WhatsApp: (98) 99162-8274, (98) 98356-0374, (98) 99970-0608. A Vigilância Sanitária vai receber e encaminhar as denúncias.

“Já realizamos pela Vigilância Sanitária mais de mil operações, a Polícia Militar já realizou mais de 50 mil abordagens. Não está faltando fiscalização, nós precisamos que todo mundo colabore”, disse o governador.

Saiba o que pode funcionar  a partir desta segunda-feira (25) no Maranhão:

  • Pequenas empresas exclusivamente familiares
  • Supermercados e mercadinhos, com metade da capacidade
  • Delivery de bar, restaurante, lanchonete, depósitos de bebidas e similares
  • Hospitais, clínicas, farmácias, óticas e laboratórios
  • Drive thru ou retirada no local desses mesmos estabelecimentos
  • Serviços de entrega e retirada de lavanderia
  • Lojas de tecido
  •  Oficinas e venda de material de construção
  • Coleta de lixo e postos de combustível

Veja algumas atividades que ainda não podem funcionr:

  • Academias, shopping centers, cinemas, teatros, bares e casas noturnas
  • Restaurantes, lanchonetes, salões de beleza e lojas
  • Visitas a pacientes suspeitos ou confirmados com coronavírus
Compartilhe
Editor chefe da Revista e do site do Maranhão Hoje. Sócio-proprietário da Class Mídia – Marketing e Comunicação