Rodovia entre Paulino Neves e Barreirinhas consolida turismo nos Lençóis Maranhenses

0
2393

O governador Flávio Dino entregou nesta terça-feira (15) 38 quilômetros de pavimentação da MA-315, rodovia que liga os municípios de Paulino Neves a Barreirinhas, que poderá se transformar num estímulo a mais ao turismo da região. A estrada consolida mais ainda o roteiro Lençóis Maranhenses-Delta das Américas-Jericoacoara, que interliga os litorais do Maranhão, Piauí e Ceará.

Iniciada em 2013, a estrada foi construída sobre areia dos Lençóis Maranhenses, daí porque sua pavimentação não é 100% asfalto, mas formada também por bloquetes, uma exigência do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais não Renováveis (Ibama). As obras seriam custeadas pela Bio Energy, primeira empresa a investir em energia eólica na região, porém como desistiu do negócio, a Ômega, que assumiu o projeto, deu continuidade à parceria com o Governo do Estado para sua realização.

“Queremos que essa estrada e a ponte (sobre o Rio Novo em Paulino Neves) sejam o ponto de partida de um ciclo de desenvolvimento para toda a região dos Lençóis Maranhenses, para que as cidades estejam integradas àquilo que Barreirinhas já vivencia, que é a presença de milhares de turistas todos os anos”, afirmou o governador Flávio Dino. “Isso vai gerar mais emprego e renda”, completou.

Sem a estrada uma viagem entre Barreirinhas e Paulino Neves com carro sem tração nas quatro rodas era impossível, mas agora o percurso pode ser feito em meia hora.

Bernardo Marques, morador de Passagem Grande, diz que antes levava mais de uma hora para chegar à sede de Paulino Neves. Agora, são 20 minutos: “Era areia brava. Aí começou a melhorar e ficou 100%”.

“Alavancou o turismo, e todo o comércio melhorou. A estrada foi um marco importante. Era muito difícil ir para Barreirinhas, tinha que ir pelas dunas, pela areia. Hoje vai de carro, de moto, de bicicleta”, disse Emanuel de Jesus, morador de Paulino Neves.

Deputados – Diversos deputados acompanharam a entrega da rodovia. Para o presidente da Assembleia, Othelino Neto, “a estrada coloca Paulino Neves na rota do turismo no Brasil. Em consequência disso, melhora a economia do município, gera empregos e a população vive melhor”.

Já a deputada Ana do Gás preferiu contabilizar apenas os dias de trabalho em 2019 para elogiar  a estrada. “Com 15 dias de governo, Flávio Dino já traz mais benefícios para nosso estado, mostrando que está preparado e sabe fazer”, acentuou.

“Uma obra esperada há vários anos, que a Assembleia contribuiu para que fosse concluída, assim como faz em outras ações do governo em favor do desenvolvimento do Maranhão ”, destacou Zé Inácio.

Para o deputado Marcos Caldas, a chegada do asfalto já começa a trazer efeitos positivos. O aumento do turismo já é realidade, não só em Paulino Neves, mas em toda a região”, analisou.

 

Compartilhe
Editor chefe da Revista e do site do Maranhão Hoje. Sócio-proprietário da Class Mídia – Marketing e Comunicação