
Em pelo menos três trechos rodoviários o tráfego de veículos está prejudicado por causa de erosão. Na BR 010, a altura do quilômetro 323, em Açailândia, saída para Itinga do Maranhã, está parcialmente liberado.
O local está sinalizado e o trânsito em meia pista, com orientação aos usuários por meios de placas indicativas de SIGA e PARE. As erosões ocorreram devido as intensas chuvas na região.
Ainda não há prazo para liberação total desse trecho da rodovia, pois os danos causados pelas chuvas foram grandes.
Na BR 222/MA, Km 261, no povoado Bubasa, entre Arari e Miranda do Norte, há tambpem interdição parcial. O DNIT continua monitorando o local da ocorrência. A pista NÃO corre perigo de colapso no momento. A empresa responsável pela manutenção desse trecho da BR está mantendo o transito em meia pista (devidamente sinalizada) para a segurança dos usuários.
Após a diminuição do volume de água, os serviços já foram iniciados com a contenção dos aterros, para posterior recuperação do bueiro danificado.
Outro trecho da BR 222/MA, no povoado Santo Onofre, entre Santa Luzia e Buriticupu, outra interdição parcial após execução dos primeiros serviços emergenciais.
A empresa responsável pela manutenção do trecho está no local executando serviços. Já a solução definitiva de recuperação da BR, nos pontos críticos, depende de processo licitatório, o que demanda um prazo maior.
