Ex-governadora diz estar disposta a trabalhar pelo Maranhão
AQUILES EMIR
Entrevistada pelo jornalista Jorge Cabalau nesta segunda-feira (08), no jornal Bom Dia Mirante, na TV Mirante (Rede Globo), a ex-governadora Roseana Sarney (MDB)) confirmou que vai disputar um mandato eletivo em 2022, mas ainda não está decidido para qual cargo, “provavelmente de deputada federal”. Roseana está se mandato desde 2014, quando renunciou o cargo de governadora, faltando vinte dias para conclusão do mandato.
A ex-governadora aproveitou a oportunidade da data, Dia Internacional da Mulher, para conclamar o público feminino a ter um maior engajamento. Segundo ela, as mulheres já demonstraram estar em condições de defender suas ideias, conquistar eleitores e desempenharem seus mandatos em pé de igualdade, em alguns casos até melhor, do que os homens, portanto é preciso que mais pessoas do sexo feminino entrem na militância partidária e disputem cargos.
Pela avaliação de Roseana, sua primeira eleição, em 1994, foi um exemplo de quanto as mulheres são capazes, pois foi para o interior, subiu nos palanques, defendeu suas ideias e ganhou, “numa disputa acirrada no segundo”, como reconheceu.
Leveza – Indagada sobre sua militância nas redes sociais, onde é adepta do tik tok, o aplicativo favorito dos jovens e adolescentes para gravar mensagens de vídeo, Roseana disse que, por muito tempo, por conta da maneira como administrava rigorosamente os recursos públicos, foi vista como alguém que só sabia dizer não, por isto procurou um meio para mostrar que vive de maneira simples, cordial, sempre procurando agregar.
Ele disse que esta foi uma maneira para vencer também o distanciamento criado pela covid-19, cuja pandemia está causando uma mudança radical nos costumes das pessoas.
Sobre sua possível candidatura, informou que o cargo será definido pelas pesquisas que seu partido está realizando, mas tudo indica que será a deputada federal, mas não descarta outro cargo, desde que haja um grande movimento pelo nome por parte da sociedade e das lideranças políticas.
Roseana foi quatro vezes governadora do Maranhão, uma delas após a cassação de Jackson Lago que a derrotou nas urnas, deputada federal e senadora. Na última eleição, em 2018, foi derrotada no primeiro turno pelo atual governador, Flávio Dino (PCdoB).