Saiba como identificar e solucionar problemas no ar-condicionado do seu veículo

0
316

Descubra como a TBI da admissão do motor pode afetar o desempenho do sistema de conforto térmico do veículo

O sistema de ar-condicionado foi criado para garantir conforto térmico no ambiente que é empregado. Nos automóveis este sistema é quase obrigatório e boa parte dos veículos produzidos já possui este sistema nas linhas mais básicas.

Um dos problemas que o ar-condicionado pode apresentar é causado pela falta de manutenção do TBI (Throttle Body Injection ou corpo de injeção), neste caso o compressor não é acionado corretamente.

Para resolver este problema é necessário realizar um diagnóstico com o scanner automotivo e ele apresentará uma grande variação no ângulo de posição da borboleta, geralmente entre 6,0° e 7,5°, isso ocorre pois a ECU tenta aumentar a vazão de ar que é admitida pelo motor para manter o sistema de ar-condicionado funcionando, uma vez que o TBI está sujo, as impurezas bloqueiam a passagem de ar, e desta forma a ECU retorna a desligar o compressor.

A solução para este problema é simples, pois basta apenas limpar o corpo de borboleta, não é necessário desmontar este componente do motor.

Confira no vídeo abaixo como diagnosticar e resolver o problema causando no ar-condicionado devido o corpo de borboleta.

Super Dicas High Toquer Limpe o TBI do seu carro do Canal High Torque

(Créditos da Matéria: Canal High Torque, Créditos da foto de capa do blog: Shutterstock)

 

Compartilhe
Editor chefe da Revista e do site do Maranhão Hoje. Sócio-proprietário da Class Mídia – Marketing e Comunicação