Santa Rita constrói um novo hospital de média e alta complexidade com oito leitos de UTI

0
370

A Prefeitura de Santa Rita tem intensificado os trabalhos de construção de um novo hospital municipal que terá características de uma unidade macrorregional. As obras estão no estágio inicial, mas a previsão de entrega é para dezembro, de acordo com o prefeito Hilton Gonçalo, que adianta ter esta unidade de saúde 50 leitos e estará voltada para atender casos de média e alta complexidades.

O novo hospital municipal de Santa Rita está sendo construído com recursos do CFEM (Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais), os quais são repassados mensalmente pela Vale e também com uma emenda no valor de R$250 mil do deputado estadual Ariston Gonçalo.

Além dos 50 leitos para atender alta e média complexidade, o novo hospital terá de 6 a 8 leitos de UTI e ampliará a capacidade de atendimentos no município, passando a realizar cirurgias como de retirada de vesícula, apendicite, hérnia, entre outros. A unidade hospitalar também vai absorver os serviços já realizados no Hospital Municipal Maria Helena Freire.

Atualmente em Santa Rita são realizados procedimentos de média complexidade e a Prefeitura oferta atendimentos de clínico geral, cirurgião geral, pediatria, obstetrícia e ginecologia, cardiologia, endocrinologia, odontologia e periodicamente são realizados mutirões oftalmológicos. O hospital de Santa Rita ainda possui um banco de sangue, raio-x e ultrassom, eletrocardiograma, assim como laboratório de analises clinicas 24 horas.

A ideia é que o atual Hospital Municipal Maria Helena Freire, que possui 28 leitos clínicos e 3 UTI´s, passe a ser um Centro de Especialidades, assim como abrigar o SAMU de Santa Rita.

Hilton Gonçalo lembra que atualmente mantém o Hospital Municipal Maria Helena Freire com recursos próprios e do Governo Federal, que varia de acordo com a produtividade da unidade.

Rede de Saúde – Além do hospital municipal em Santa Rita estão funcionando 22 UBS´s – Unidades Básicas de Saúde – que realizam medicina preventiva, assim como atendimentos odontológicos.

O município ainda conta com uma equipe de 7 profissionais do programa federal Mais Médicos, sendo quatro médicos cubanos e três brasileiros, além de 40 enfermeiros. Estes fazem o trabalho de prevenção nos bairros e povoados de Santa Rita, ajudando na prevenção e diagnóstico de doenças.

Compartilhe
Editor chefe da Revista e do site do Maranhão Hoje. Sócio-proprietário da Class Mídia – Marketing e Comunicação