São Luís vai sediar, no primeiro semestre do próximo ano, um grande evento para descoberta de novos talentos esportivos. A realização do projeto no Maranhão foi acertada em uma reunião, em Brasília, entre o senador Roberto Rocha (PSB-MA), o secretário nacional de Esporte de Alto Rendimento do Ministério do Esporte, Carlos Geraldo, e o secretário estadual de Esportes do Maranhão, Márcio Jardim.
“Temos muitos talentos, que precisam ser trabalhados desde cedo para que o Brasil possa se destacar cada vez mais no esporte”, afirmou Roberto Rocha. “Além disso, o esporte ajuda no desenvolvimento físico, mental e social das nossas crianças e jovens”, explicou o senador socialista.
O evento, batizado de São Luís Território Esportivo, envolverá 40 escolas, atendendo mais de 14 mil estudantes em um período de 20 dias. A proposta é realizar testes clínicos e práticos com esportes olímpicos para detectar novos talentos, que poderão ser treinados futuramente pelas federações e confederação brasileira da modalidade específica.
Os estudantes serão avaliados nas escolas, depois em uma arena que será erguida com o objetivo de abrigar os trabalhos práticos que envolverão judô, handebol, luta olímpica, tênis de mesa, atletismo paraolímpico, basquete e badminton.
A intenção é que além de São Luís, outros municípios recebem o evento posteriormente.