
AQUILES EMIR
O Maranhão registrou mais 29 mortes por coronavírus, de quinta (21) para sexta-feira (22), e agora a soma é de 722. Pelo levantamento, dos 29 novos óbitos, 12 foram em São Luís e três em São José de Ribamar, elevando as ocorrências nos quatro municípios de 525 para 540.
De acordo com o balanço da Secretaria Estadual de Saúde (SES), dos 18.767 casos confirmados, 3.889 foram recuperados. Sobre os novos casos confirmados, 468 foram em São Luís, 124 em Imperatriz e 964 nas demais regiões do estado. No balanço anterior, os novos casos para a Ilha de São Luís foram apenas 66, os de Imperatriz 53 e das demais regiões 1.041.
O secretário de Saúde, Carlos Lula, ao comentar o novo balanço, disse que “mais um dia com muitos casos no estado e uma grande preocupação com o avanço da doença fora da Grande Ilha. Devemos continuar alertas e não descuidar das medidas de isolamento”.
Investimentos – Diante do crescimento da infecção no interior do estado, o secretário de Saúde anunciou novos investimentos em unidades hospitalares para diminuir a transferência de infectados para a capital. “Para evitar o translado de pacientes para São Luís, vamos inaugurar dois hospitais na região, um em Viana e outro em Santa Luzia do Paruá. Os hospitais estão em fase final de obras para início da montagem dos equipamentos. Logo serão entregues à população”, disse o secretário.
Desde o início da pandemia, o Governo ampliou a rede destinada ao tratamento ambulatorial e hospitalar dos pacientes com Covid-19, que estão distribuídas nas cidades de Pinheiro, Santa Inês, Bacabal, Coroatá, Chapadinha, Timon, Presidente Dutra, Balsas, Imperatriz, Peritoró, Barreirinhas, Açailândia, Caxias, Colinas e Timbiras.
Na segunda-feira (13), foi inaugurado o Hospital de Campanha de São Luís com capacidade de 200 leitos. Destes, 50 já estão ocupados. A estrutura foi montada também pensando nos pacientes vindos do interior como forma de assisti-los, que é o que deve acontecer nas próximas semanas dado o cenário de disseminação da doença fora da Grande Ilha.
Também em Cururupu, na Santa Casa de Misericórdia, o Governo do Estado vai investir no reforço do atendimento aos pacientes com Coronavírus. Além do custeio dos profissionais que trabalham com os infectados, a unidade conta com uma nova ambulância equipada com respiradores e demais aparelhos de UTI móvel.