Sem vencer há cinco rodadas, o São Paulo somou apenas dois pontos nos últimos 15 disputados, mas sonha com o título
São Paulo empatou com o Coritiba, em 1 a 1, neste sábado (23) à noite, no Morumbi em São Paulo (Szp), pela 32ª rodada e perdeu a oportunidade de reassumir a liderança provisória do Brasileirão. Sem vencer há cinco rodadas, o tricplor somou apenas dois pontos nos últimos 15 disputados.
Com o resultado destesábado, o São Paulo segue na vice-liderança, com 58 pontos, um atrás do Internacional, que tem 59. O Internacional ainda pode ampliar a liderança porque vai atuar na rodada diante do rival Grêmio no estádio Beira-Rio.
O Coritiba completou quatro rodadas sem perder, mas continua dentro da zona de rebaixamento com 27 pontos, na 18º posição.
Quando a bola rolou, os jogadores demonstraram muita disposição em campo. O São Paulo tentou impor uma pressão inicial, inclusive com uma finalização de Tchê Tchê, mas para fora. O Coritiba respondeu em duas cabeçadas perigosas de Matheus Galdezani, mas ambas para fora.
Mesmo com toda movimentação, o São Paulo não conseguiu superar o bom sistema defensivo armado pelo Coritiba. Aos 44 minutos o goleiro Wilson mostrou firmeza ao defender chute de Daniel Alves.
Na volta do intervalo, o técnico Fernando Diniz promoveu duas trocas. Entraram Pablo e Vitor Bueno, respectivamente, nos lugares de Brenner e Bruno Alves. O início não pareceu bom, mas aos poucos o São Paulo foi ganhando terreno. Aos 13 minutos abriu o placar.
A jogada começou com uma boa tabela armada por Reinaldo pelo lado esquerdo. Ele fez o passe para Pablo que, como um pivô, só ajeitou para trás para o chute cruzado de Luciano. Foi o 12.º gol dele na competição.
A vantagem deu mais tranquilidade aos jogadores paulistas. Daniel Alves tinha espaço para armar as jogadas e Pablo fazia bem a função de homem centralizado, dentro da área para chamar a marcação. Aos 25 minutos, Vitor Bueno puxou o contra-ataque e lançou do lado direito a Pablo. Ele chutou cruzado, mas o goleiro Wilson evitou o gol com os pés.
Atrás no placar, o Coritiba fez substituições para se tornar mais ofensivo como as entradas de Neílton, Sarrafiore e Ricardo Oliveira. Aos 33 minutos, Sarrafiore chutou de longe e Thiago Volpi encaixou firme no peito. O empate saiu aos 36 minutos, quando Ricardo Oliveira puxou o ataque pelo lado esquerdo e fez o passe lateral para Sarrafiore. Ele dominou com o pé direito e bateu cruzado com o pé esquerdo.
Os últimos minutos foram de intensa movimentação. O São Paulo tentando usar a velocidade para atacar e o Coritiba se fechando para segurar o empate. O jogo terminou igual. O time paulista segue sem vencer ainda no ano de 2021.
O São Paulo voltará a campo no outro domingo, dia 31, diante do Atlético Goianiense, em Goiânia (GO) a partir das 16 horas. O Coritiba ai pegar o Grêmio, no estádio Couto Pereira, em Curitiba (PR).
(Com informações da FPF e foto de Marcelo Sambrane