
Mutirão beneficiará mais de cem moradores de Santo Amaro
A SAS Brasil, startup social que desde 2013 realiza atendimentos médicos especializados gratuitos por todo o país, estará até sexta-feira (12) nos povoados Sangue, Rio Grande, Travosa, Satuba e Boa Vista, todos no município de Santo Amaro, nos Lençóis Maranhenses, com um mutirão de saúde para descobrir, acolher, educar e tratar pessoas com diabetes. Durante a ação, que tem como público homens e mulheres de 30 a 65 anos, serão realizados o mapeamento e exames para diagnóstico da diabetes, além de consultas de retorno dos pacientes já acompanhados pela organização.
O mutirão faz parte das atividades da Linha de cuidado VIAS, que promove a atenção aos pacientes com condições crônicas não transmissíveis, como diabetes, hipertensão e obesidade. O foco para esse público é o diagnóstico e acompanhamento integral e multidisciplinar dos pacientes.
Mariana Cavichiolo, enfermeira da SAS Brasil, explica que a Diabetes tipo II é uma doença silenciosa, compromete órgãos de forma muito cruel e pode levar até a morte. Por ser considerada crônica, ela não tem cura, então quanto mais cedo ela for descoberta, melhor será o acompanhamento e o seu tratamento.
Ela ainda destaca que o objetivo da ação é democratizar cada vez mais o acesso aos exames e consultas pela instituição para os moradores de regiões mais distantes de para esse tratamento acontecer da melhor forma é essencial acolher o paciente após o seu diagnóstico. “Muitas vezes as pessoas sabem que têm a doença, mas não entendem a importância dos cuidados e exames que devem ser realizados para que o tratamento seja realizado de forma eficiente e eficaz”, finaliza a coordenadora da operação em saúde da startup social.
Muito além do assistencialismo, a SAS Brasil atua para impactar diretamente as filas de espera e demandas reprimidas do SUS para consultas, exames, procedimentos e cirurgias especializadas. Desde 2013, a organização já levou mais de 20 especialidades de saúde para regiões do Brasil onde o acesso a médicos especialistas pode demorar mais de dois anos.
Além de diminuir o tempo de espera, a SAS Brasil encurta as distâncias. Em média, pacientes das cidades atendidas pela organização precisam se deslocar mais de 200 km para conseguir consultas com médicos especialistas nas capitais ou cidades de referência. Nos últimos anos, na maioria das localidades atendidas, a SAS Brasil tem conseguido zerar as demandas do município para as especialidades oferecidas em ações que duram em média dois dias por cidade atendida.