Secretário de Agricultura diz que a Expoema vai ser em setembro

0
1113

O período de realização da 60ª Exposição Agropecuária do Maranhão (Expoema) virou uma incógnita. Dois dias depois do presidente da Associação dos Criadores do Maranhão (Ascem), Ivaldeci Mendonça, anunciar que o evento está previsto para o final de outubro ou começo de novembro, no Parque Independência, em São Luís, o secretário estadual de Agricultura, Márcio Honaiser, disse nesta quinta-feira (13) que o evento será na primeira de semana de setembro.

De acordo com o secretário, esta será a última edição da Expoema no Parque Independência, em São Luís, e para sua realização o Governo do Estado investirá R$ 1,3 milhão. A partir do próximo ano, o evento será realizado de forma itinerante em diversas regiões do Maranhão com foco em cidades com agropecuária consolidada.

“Fizemos um entendimento com a Associação de Criadores do Maranhão para realizar essa última edição da Expoema em São Luís no mês de setembro, já que a partir de outubro o espaço entrará em obras para a construção de habitações para os servidores públicos do Estado. A partir do ano que vem, a exposição percorrerá todas as regiões para fortalecer a agropecuária do nosso estado”, explica Honaiser.

Segundo o secretário, somente neste segundo semestre serão 15 eventos ligados à agropecuária, num investimento de quase R$ 2 milhões por parte do Governo do Maranhão para estimular a realização de feiras, exposições e festivais agropecuários. Esses recursos fazem parte da ampla política de apoio ao setor produtivo maranhense por meio de ações da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima) e da Empresa Maranhense de Administração Portuária.

Parque Independência, palco da Expoema em setembro ainda carece de melhorias

“O Governo do Maranhão apoia todos os eventos que desenvolvam o agronegócio do estado. Iniciamos agora o calendário de feiras agropecuárias da Região Tocantina, começando em Imperatriz com a Expoimp e se estendendo posteriormente por outras regiões”, explica Honaiser.

Apoio técnico – Além do apoio financeiro, o governo disponibiliza estandes, cursos, programas de capacitação e apoio técnico aos participantes das feiras. Durante a Expoimp, o Governo apresentará os resultados gerados com a criação do Agropolo Rio Tocantins, que definiu as cadeias do leite e da carne e couro como prioritárias da região.

Para estimular a produção do Agropolo Rio Tocantins, a Sagrima oferece assistência técnica e gerencial a 64 propriedades, além de capacitação em olericultura e inseminação artificial nos municípios de Imperatriz, Edison Lobão e Buritirana.   Também foram entregues 15 tanques de resfriamento e 400 ordenhadeiras mecanizadas para estimular a produção de leite e derivados na região.

Para ampliar o resultado das pequenas propriedades rurais produtoras de carne e leite, o governador Flávio Dino assinou acordo de cooperação para implantação do programa Pró-genética, garantindo a melhoria da fertilidade do rebanho e índices de ganho de peso.

O secretário Márcio Honaiser destacou também os programas com foco no estímulo às potencialidades locais e no apoio para desburocratização e aperfeiçoamento da legislação. “A Sagrima atua para garantir marcos legais, dar segurança jurídica, apoiar a desburocratização de licenciamentos ambientais, de legislação tributária. Tudo isso ajuda e favorece a produção. Além dos recursos, precisávamos criar condições técnicas e legais para dar suporte ao crescimento da agropecuária no estado”, destaca.

Calendário de Feiras, Exposições e Festas Agropecuárias:

  • Imperatriz: 8 a 16 de julho – 49ª Exposição Agropecuária de Imperatriz (Expoimp), Promovida pelo Sindicato Rural de Imperatriz (SinRural).
    Porto Franco: 10 a 17 de julho – 22ª Exposição Agropecuária de Porto Franco (Expofran), promovida pela Associação de Produtores Ruarais de Porto Franco.
    Grajaú: 21 a 28 de julho – 35ª Exposição Agropecuária de Grajaú (ExpoAgra), promovida pela Associação de Criadores de Grajaú e Região.
    Codó: 26 a 30 de junho – 45ª Exposição Agropecuária de Codó (ExpoCodó); promovida pela Associação de Criadores e Sindicato Rural.
    Açailândia: 5 a 13 de agosto – Exposição Agropecuária de Açailância (ExpoAçaí), promovida pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Açailândia.
    Arari: 2 a 9 de setembro – Festa da Melancia, promovida pela Prefeitura Municipal de Arari.
    Bacabal: 13 a 17 de setembro – 12ª Feira Agropecuária de Bacabal, promovida pelo Sindicato Rural de Bacabal.
    Estreito: 13 a 17 de setembro – Exposição Agropecuária de Estreito, promovida pelo Sindicato Rural da região.
    Loreto: 23 e 24 de setembro – Exposição Agropecuária de Loreto, promovida pelo Sindicato Rural de Loreto.
Compartilhe
Aquiles Emir
Editor chefe da Revista e do site do Maranhão Hoje. Sócio-proprietário da Class Mídia – Marketing e Comunicação