Ainda não há laudo para informar a causa da morte
Um indígena identificado como Valdemar Marciano Guajajara foi encontrado morto na manhã deste domingo (28) na cidade de Amarante do Maranhão (MA), localizada a 683 km da capital, São Luís. Segundo o Conselho Indigenista Missionário (Cimi), o corpo de Valdemar, que morava na aldeia Nova Viana, na Terra Indígena Arariboia, foi encontrado com marcas de espancamento na cabeça.
O corpo foi encontrado em um bairro da área urbana da cidade de Amarante do Maranhão, que faz fronteira com a terra indígena. Uma equipe do Instituto Médico Legal (IML) se deslocou até o local e removeu o corpo do indígena. Ainda não há laudo para informar a causa da morte.
“O Cimi Regional do Maranhão cobra uma resposta das autoridades em relação à escalada de violência contra os indígenas Guajajara, que só cresce desde setembro de 2022. Até o momento já são seis casos de ataques violentos na região”, disse o Cimi por meio de uma rede social.
Até o momento, a ministra dos Povos Indígenas, a maranhense Sônia Guajajara, se pronunciou sobre mais este caso de violência contra o seu povo.
Neste sábado (28), o Conselho Indigenista Missionário – Regional Maranhão recebeu a notícia da morte de Valdemar Guajajara, indígena da aldeia Nova Viana, localizada na Terra Indígena (TI) Arariboia (MA). Valdemar foi encontrado com marcas de espancamento na cabeça. (+) pic.twitter.com/sprutZL5V5
— Cimi (@ciminacional) January 28, 2023
Na quarta-feira (25), outro indígena foi encontrado morto próximo à Terra Indígena Cana Brava, às margens da BR-226, na Aldeia Jurema, localizada próxima ao município de Grajaú (MA).
De acordo com o Cimi, o corpo de José Inácio Guajajara foi encontrado com marcas de violência, mas de acordo com o Instituto Médico Legal (IML) de Imperatriz (MA), a morte decorreu de causas naturais.