AQUILES EMIR
A pesquisa Ibope sob encomenda da Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulgada nesta quarta-feira (26) indica que 44% dos eleitores brasileiros acreditam que Jair Bolsonaro (PSL) será o vencedor da eleição presidencial, enquanto 20% acreditam que será Fernando Haddad (PT). Para 8%, Ciro Gomes (PDT) venceria e 7% acreditam que seria Geraldo Alckmin (PSDB).
Ainda de acordo com a pesquisa, o percentual de eleitores que afirmam ser a sua escolha do candidato definitiva, ou seja, que não mudarão o voto de jeito nenhum, aumentou de 27%, no mês junho, para 43%, agora em setembro. O percentual dos que responderam que a escolha é apenas uma preferência inicial caiu de 23% para 17%.
Dos eleitores de Bolsonaro, 55% afirmam que não mudam o voto de jeito nenhum. Já dos eleitores de Fernando Haddad 49% afirmam que não mudarão.
Segundo o Ibope, na pergunta estimulada, em que o entrevistador apresenta um disco com os nomes dos candidatos, Jair Bolsonaro recebeu 27% das intenções de votos e Fernando Haddad, 21%.
Em seguida, aparece o candidato do PDT, Ciro Gomes, com 12%, tecnicamente empatado com Geraldo Alckimin, do PSDB, que tem 8%. Marina Silva, da Rede, tem 6%, tecnicamente empatada com o tucano. João Amoêdo (Partido Novo) aparece com 3% e se encontra empatado na margem de erro com Marina Silva.
Henrique Meirelles, do MDB, e Álvaro Dias, do Podemos, receberam, cada um, 2% das menções. Guilherme Boulos, do PSOL, aparece com 1%.
Segundo turno – O Ibope concluiu que nenhum candidato atingiu até o momento percentual que lhe garanta eleição no primeiro turno. Eliminados os votos em branco, nulos e indecisos, o que aproximaria do resultado definitivo só com votos válidos, o resultados é o seguinte:
- Jair Bolsonaro – 33%
- Fernando Haddad – 25%
- Ciro Gomes – 15%
- Geraldo Alckmin – 9%
- Marina Silva – 7%
- João Amoêdo – 4%
- Álvaro Dias – 3%
- Henrique Meireles – 3%
- Guilherme Boulos – 1%
Diante deste resultado, foram traçados quatro cenários de de segundo turno, comparando o primeiro colocado das últimas pesquisas – Jair Bolsonaro – e os demais candidatos melhor colocados.
- Num confronto com Fernando Haddad, Bolsonaro perderia por 42% a 38%.
- Caso enfrentasse Ciro Gomes, Bolsonaro perderia por 44% a 35%.
- Jair Bolsonaro perderia também para Geraldo Alckmin, por 40% a 36%.
- Contra Marina Silva, Bolsonaro venceria por 40% contra 38%
A pesquisa foi realizada de 22 a 24 de setembro com 2.000 eleitores em 126 municípios. A margem de erro máxima estimada é de dois pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra. O nível de confiança é de 95%. Ela está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo Nº BR-04669/2018. Para ver a íntegra do resultado acesse aqui.