Seis em cada dez brasileiros têm visão positiva sobre atual governo Lula, aponta pesquisa Ipsos

34
Presidente foi avaliado positivamente na pesquisa realizada pelo Ipsos (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Desse total, 15% consideram a gestão ótima e 22%, boa

Pesquisa Ipsos sobre o governo Lula indica que 61% dos brasileiros avaliam a administração do presidente como positiva. Desse total, 15% consideram a gestão como “ótima” e 22% a classificam como “boa”.

A pesquisa também apontou que 35% dos participantes avaliam a administração do presidente Lula como “regular”, com uma divisão de 24% considerando-a “regular mais para positiva” e 11% “regular mais para negativa”. Já 28% dos brasileiros têm uma avaliação negativa da administração, com 9% classificando-a como “ruim” e 17% como “péssima”.

Outros indicadores da pesquisa:

      • Comparação com Bolsonaro – Quando questionados sobre a comparação entre a administração de Lula e a de seu antecessor, 50% dos entrevistados acreditam que a gestão atual é melhor do que a do ex-presidente. Em contrapartida, 30% consideram o governo Lula pior que o de Bolsonaro. Por outro lado, 15% dos brasileiros acham que as duas administrações são iguais e 4% não souberam ou não responderam.
      • Terceiro mandato – Quando pedido para os entrevistados avaliarem o mandato atual do presidente Lula, comparando aos seus dois mandatos anteriores, os brasileiros ficam divididos. 32% acreditam que a gestão atual de Lula é melhor do que seus dois mandatos anteriores. Para 30% dos entrevistados, o mandato atual do petista é igual aos anteriores. Já para 33% dos respondentes, a gestão atual do presidente é pior que as duas vezes anteriores em que ele governou.
      • Esperança – No que diz respeito às expectativas para o futuro do país, 27% dos brasileiros afirmam estar esperançosos. Em contrapartida, 24% manifestam preocupação. Confiança e otimismo são citados por 12% cada, enquanto medo (9%), revolta (6%), conformismo (4%) e entusiasmo (3%) também são sentimentos mencionados.

Sobre a pesquisa – A pesquisa “Pulso 2023” foi realizada pela Ipsos entre os dias 12 e 15 de dezembro de 2023 com uma amostra de mil entrevistas on-line no Brasil com amostra representativa da população brasileira. A margem de erro é de 3,1 pontos percentuais.

Sobre a Ipsos – A Ipsos é uma empresa de pesquisa de mercado independente, presente em 90 mercados. A companhia, que tem globalmente mais de 5.000 clientes e 18.130 colaboradores, entrega dados e análises sobre pessoas, mercados, marcas e sociedades para facilitar a tomada de decisão das empresas e das organizações. Maior empresa de pesquisa eleitoral do mundo, a Ipsos atua ainda nas áreas de marketing, comunicação, mídia, customer experience, engajamento de colaboradores e opinião pública. Os pesquisadores da Ipsos avaliam o potencial do mercado e interpretam as tendências. Desenvolvem e constroem marcas, ajudam os clientes a construírem relacionamento de longo prazo com seus parceiros, testam publicidade e medem a opinião pública ao redor do mundo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui