Seis motivos para vender seu seminovo o quanto antes

15

Manter um automóvel parado pode gerar custos extras

Para quem começou o ano pensando em vender o carro, seja para comprar um novo ou para usar o dinheiro para outros objetivos, ficar com ele parado na garagem não é uma boa opção. O aumento da inflação no país e o impacto nos custos de financiamento podem tornar essa negociação mais difícil nos próximos meses.

Ycaro Martins, CEO e sócio-fundador da Vaapty, que é pioneira do franchising no segmento de intermediação de venda de veículos, alerta que a hora de vender é agora, pois a desvalorização dos seminovos, as promoções oferecidas pelas montadoras e os lançamentos no mercado, pode fazer com que seu carro valha menos.

Veja seis motivos para você passar o seu automóvel o quanto antes: 

    • Depreciação contínua – Mesmo que não sejam muito utilizados ou estejam em ótimas condições, os carros perdem valor com o passar do tempo. Quanto mais você demora para vender, menor será esse valor de revenda.
    • Oferta e demanda – Se houver muitos automóveis similares ao seu e disponíveis para venda, os preços podem cair devido à concorrência. “O mercado automotivo é muito dinâmico, sem falar que novas versões do seu modelo podem ser lançadas ao longo do ano, deixando a versão anterior menos atrativa”, diz Ycaro Martins.
    • Seguro e manutenção – Manter um carro na garagem que você pretende vender, acaba gerando custos desnecessários, como IPVA, seguro e eventuais manutenções. Quanto mais o tempo passa, maior a chance de reparos, o que pode desvalorizar ainda mais o veículo.
    • Desvalorização por quilometragem – Mesmo que você não rode muito, o carro continua se desvalorizando. “O ideal é que você pare de usar enquanto tenta fazer essa venda, ou use apenas em situações emergenciais, pois se continuar utilizando, a quilometragem sobe e o desgaste aumenta, o que pode reduzir o valor de revenda”, alerta o CEO da Vaapty.
    • Oportunidade de compra – Para quem pretende trocar de carro, vender rápido permite que você tenha dinheiro disponível para negociar uma nova compra, podendo aproveitar promoções ou melhores condições.
    • Mudanças na economia e no mercado – As taxas de juros, a inflação e os incentivos fiscais podem afetar o mercado automotivo. Se os juros subirem, menos pessoas terão poder de compra, tornando a venda mais difícil.

“O ideal é que você venda em uma empresa segura, para conseguir fazer negócio de forma mais rápida e com valores melhores”, alerta Ycaro Martins.

Sobre a Vaapty – A Vaapty é a líder do franchising no segmento de intermediação de venda de veículos do Brasil. Fundada em 2020 pelo CEO Ycaro Martins, com mais de vinte anos de experiência no setor automotivo, a empresa busca inovar, tornando a negociação de carros mais segura, sem burocracia e em 40 minutos. Em 2021 virou a chave com franquias, em 2024 chegou a 350 unidades vendidas pelo país e é líder absoluta de mercado. Para 2025 o objetivo é vender mais de 500 unidades e faturar R$2.2 bilhões. A marca foi chancelada pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) com o selo de excelência 2024 e já movimentou mais de R$ 2 bilhões em vendas de veículos. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui