Seminário da Seinc debate potencial do agronegócio no Maranhão

0
725

A Secretaria Estadual de Indústria e Comércio (Seinc) promove nesta terça-feira (14), a partir das 13h, no Golden Shopping, em São Luís, o seminário “Mais Desenvolvimento Agronegócio: O Papel Estratégico do Maranhão frente à Crescente Demanda Mundial pela Produção de Proteína”.  O evento conta com apoio da Federação da Agricultura (Faema) e faz parte do Ciclo de Seminários Estratégicos Mais Desenvolvimento que visa a  promover as cadeias produtivas do agronegócio no estado e apresentar informações estratégicas e oportunidades relacionadas a estas cadeias.

Segundo o secretário Simplício Araújo, os Seminários Mais Desenvolvimento serão a base para a elaboração da Política de Desenvolvimento Produtivo, que tem como objetivo valorizar as empresas maranhenses e elevar sua competitividade, agregando valor às vocações produtivas locais, a inserção econômica e o desenvolvimento socioprodutivo do estado. “O ciclo de seminários visa debater temas estratégicos para o Maranhão. Neste caso, temos realizado diversos trabalhos em prol de cadeias produtivas, contribuindo para o desenvolvimento de um setor que tem um forte impacto no PIB maranhense, que é o agronegócio”, acrescenta.

Seminário – Entre os temas abordados no seminário estão os potenciais econômicos da região Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), o associativismo como estratégia para fortalecimento do agronegócio, alternativas para inserir o Maranhão no mercado mundial de proteína animal, potencialidades da cadeia sucroalcooleira maranhense, entre outros.
Entre os palestrantes, especialistas de reconhecimento nacional e internacional no agronegócio, como Gustavo Spadotti, engenheiro agrônomo doutor pela UNESP, atualmente coordenador do Projeto Especial sobre Macrologística da Agropecuária Brasileira do Grupo de Inteligência Territorial Estratégica (GITE), e Dirceu Talamini, engenheiro agrônomo doutor em Economia Rural pela Universidade de Oxford (USA), chefe geral da Embrapa Suínos e Aves.

Também palestram Ligia Dutra Silva, mestre em Direito Internacional e analista de negócios internacionais na Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), e Nadiel Pacheco, pós-graduado em Agribusiness, pela FAE/CDE, com extensão em Economia e Administração para Agentes de Sistemas Agroalimentares pela FEALQ/ESALQ, tendo passado por empresas como Klabin, do Paraná e Batavo, hoje Cooperativa Frísia.

O Seminário Mais Desenvolvimento Agronegócio tem correalização da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Maranhão (FAEMA) e como parceiros a Valor da Logística Integrada (VLI), Gonden Shopping, Confederação da Agricultura e Pecuária (CNA) e a Embrapa.

Apoiam o evento a Associação Comercial do Maranhão (ACM/MA), a Federação das Associações Empresariais do Maranhão (FAEM), a Federação das Câmeras de Dirigentes Lojistas (FCDL), Fecomércio, a Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), Sebrae e o Sindicato da Construção Civil (Sinduscon).

As inscrições para participar do seminário são gratuitas e podem ser feitas no site da Seinc (www.seinc.ma.gov.br). Serão emitidos certificados de participação.

(Com dados e imagem da Secap)

Compartilhe
Aquiles Emir
Editor chefe da Revista e do site do Maranhão Hoje. Sócio-proprietário da Class Mídia – Marketing e Comunicação