GIRO ECONÔMICO
Vistorias nas unidades do interior
Uma comitiva de membros da diretoria do Sistema Federação do Comércio (Fecomércio) e do Conselho Regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) está percorrendo as unidades da instituição no interior do estado, com objetivo de avaliar reformas e ampliações prediais a fim de garantir que a educação oferecida atenda às necessidades dos estudantes e esteja de acordo com os objetivos estipulados pela diretoria regional. Semana passada, foram visitadas as cidades de Caxias e Timon, onde foram idealizadas adaptações para atender os estudantes com dificuldades de acessibilidade.
Em Caxias, a reunião foi com a gerente do Centro de Educação Profissional, Rose Bonfim, e em Timon, com a gerente do Posto Avançado de Educação Profissional, Cristina Camelo.
Integraram a comitiva, Maurício Feijó (presidente da Fecomércio e do Conselho Regional do Senac no Maranhão), Manoel Barbosa (2º vice-presidente da Fecomércio), Antônio Freitas (3º vice-presidente da Fecomércio), todos conselheiros do órgão; e o diretor regional do Senac, Ahirton Lopes.
Cadeia do alumínio
O vice-presidente da Federação das Indústrias (Fiema), Luiz Fernando Renner, e o coordenador de Ações Estratégicas da entidade, Henrique Polary, participaram quarta-feira (08) de reunião na Secretaria de Desenvolvimento e Programas Estratégicos (Sedepe) para tratar da verticalização da cadeia de alumínio no Maranhão.
O consultor e especialista João Bayma Araujo, da Bayma Lean Business Consulting, apresentou alguns tipos de derivados de alumínio que poderão ser produzidos no estado.
Ambulâncias no Paço do Lumiar
A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) de Paço do Lumiar entrega nesta quarta-feira (15) duas ambulâncias novas, que irão atender todos os bairros do Município. A aquisição é mais um passo importante para garantir assistência de qualidade à população, especialmente nas emergências médicas.
As ambulâncias foram adquiridas a partir da contratação de empresa especializada na prestação de serviços de remoção 24h, que vai fornecer um veículo de suporte básico (classe B) e outro de suporte avançado (UTI classe D). As modernas ambulâncias têm uma estrutura completa de equipamentos para proporcionar um deslocamento seguro e confortável aos pacientes da Rede Municipal de Saúde de Paço do Lumiar.
Comércio no carnaval
A Federação do Comércio (Fecomércio) informa que o comércio lojista da Grande Ilha (São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa) vai funcionar normalmente no sábado (18) e domingo (19) de Carnaval, como acordado em Convenção Coletiva de Trabalho 2023.
Já nos dias 20 e 21 isto é, segunda e terça-feira, os estabelecimentos lojistas estarão de portas fechadas, devendo funcionamento voltar ao normal somente na Quarta-feira de Cinzas (22), quando o comércio abrirá as portas a partir das 13h.
Exposição de Mobi
O Centro Cultural Vale Maranhão abre ao público nesta terça-feira, 14, às 19h, a exposição Renunciar/Mobi.
Ao todo, são 300 fotos escolhidas para compor a mostra inédita sobre o trabalho do fotógrafo maranhense Mobi, que documentou a cidade de São Luís dos anos 70 aos 2000. A curadoria é de Gabriel Gutierrez, diretor do CCVM.
Turismo no Carnaval
O movimento de passageiros no Aeroporto Internacional de São Luís (SLZ) será intenso durante a temporada de Carnaval. Conforme levantamento feito pela CCR Aeroportos, concessionária que administra o local, cerca de 20 mil passageiros deverão embarcar e desembarcar entre os dias 16 e 22 de fevereiro.
Para atender aos mais de 180 pousos e decolagens previstos, equipes operacionais estarão a postos a fim de garantir segurança e conforto a quem utilizar as instalações do aeroporto da capital maranhense no período.
Aeroporto de Barreirinhas
A Secretaria Estadual da Indústria e Comércio (Seinc) iniciou obras de ampliação e adequação do Aeroporto de Barreirinhas. O objetivo é realizar intervenções necessárias para melhorias na infraestrutura e segurança operacional, garantindo áreas dedicadas a novos voos comerciais e para que seja solicitada a mudança de categoria, que vai habilitar operar 24 horas por dia. Para o secretário Cassiano Pereira Junior, as intervenções devem potencializar a região para, em breve, receber voos maiores e novas rotas.