Senac lança programa para retomada do setor hoteleiro na região Nordeste e no Espírito Santo

1
445

Projeto inclui vídeos e orientações técnicas gratuitos a serem disponibilizados aos hotéis

Nesta segunda-feira (13), a partir das 14h30, o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) lança um programa dirigido aos meios de hospedagem visando a apoiá-los na retomada das suas atividades, de acordo com os novos protocolos exigidos pelo contexto da covid-19. O projeto conta com a consultoria do professor Marcelo Boeger, reconhecido nacionalmente na área de gestão hoteleira e de facilities.

“O setor de hospitalidade vem enfrentando um dos maiores desafios da história recente, com uma queda drástica de receitas e, em muitos casos, insolvências. Além de estarem impactados pela paralisação das atividades econômicas, essas empresas terão que realizar diversos investimentos, adequações nos ambientes e aquisições de novos equipamentos, EPIs e produtos para atenderem às novas regulamentações sanitárias”, diz o diretor regional do Senac no Maranhão, Ahirton Lopes.

Para auxiliar o setor de hospitalidade neste novo momento, o Senac também teve de olhar para dentro, investindo rapidamente em capacitação e atualização de suas equipes. Numa iniciativa do Núcleo de Desenvolvimento Corporativo do Nordeste e Espírito Santo do Senac, já foram capacitados 70 docentes desses estados e somente para os meios de hospedagem foram 30 participantes.

A iniciativa contou ainda com a produção de 08 vídeos, de até 7 minutos, que servirão para a introdução das diretrizes sanitárias transversais junto aos meios de hospedagem durante o processo de atendimento às empresas. Eles estarão também disponíveis para o setor hoteleiro de todo o país.

O Senac no Maranhão irá prestar auxílio às empresas por meio de seu Programa de Atendimento Corporativo.

“Diante da profusão de protocolos que estão sendo divulgados pelos diversos órgãos públicos e Associações de Classe, as empresas necessitam de orientações confiáveis e seguras para investir de maneira assertiva e apropriada às suas características e modelo de negócio”, enfatiza o consultor Marcelo Boeger.

Os conteúdos abordam os seguintes temas:

  • Premissas para distanciamento social, higiene pessoal, sanitização de ambientes (Técnicas e Protocolos) do Front Office (recepção, manobristas, mensageiros e concierge);
  • Premissas para a área de governança (limpeza de quarto ocupado, quarto de check out, gestão de frigobar, áreas comuns, coleta de resíduo sólidos, retirada de enxoval e processamento de roupas);
  • Premissas para a área de A&B – alimentos e bebidas (uso de buffet em restaurantes, room servicecoffee break, refeitório de colaboradores);
  • Premissas para a área de Lazer (academias, saunas, spas, salão de jogos, piscinas, jacuzzis, esportes de contato, brinquedotecas);
  • Premissas para a área de eventos (salas de eventos, casamentos, eventos corporativos, sociais e treinamentos empresariais);
  • Comunicação assertiva para os colaboradores e prestadores, bem como clientes  e monitoramento das atividades, check list e garantias para cumprimento dos protocolos. 

Cada vídeo tem apresentação e narração de Marcelo Boeger e profissionais da área de saúde, alternando com imagens e os check lists de processos sanitários obrigatórios. Os temas de governança são apresentados e narrados por Maria José Dantas, presidente da Associação Brasileira de Governança Hoteleira (ABG).

Muito além da hotelaria, o Senac Nordeste está preparando outras equipes até 15 de julho, também com o professor Boeger, para atuarem junto às empresas dos segmentos de bares & restaurantes; beleza (salões de beleza & barbearia); moda e comércio varejista (lojas & boutiques) quanto à aplicação dos novos protocolos sanitários.

Compartilhe
Editor chefe da Revista e do site do Maranhão Hoje. Sócio-proprietário da Class Mídia – Marketing e Comunicação

1 COMENTÁRIO

Comments are closed.