Senac leva sabores gastronômicos do Brasil para o Salão do Turismo em Brasília

5

Arroz de Cuxá será levado pelo Senac do Maranhão

Após um hiato de 12 anos sem realização, o Salão Nacional do Turismo,  realizado pelo Ministério do Turismo, está de volta, e ocorrerá desta sexta-feira (15) a domingo (17), na Arena BRB (Estádio Nacional Mané Garricha), em Brasília (DF). E nesta edição de retomada contará com a parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), que oferecerá oficinas gastronômicas regionais ensinando a executar pratos de cada um dos 26 estados e do Distrito Federal que proporcionarão aos visitantes um mergulho nos sabores mais tradicionais do país. 

A parceria nasceu do Acordo de Cooperação Técnica firmado entre o Ministério do Turismo (MTur), Sesc e Senac, estabelecendo o apoio a realização de ações e/ou eventos de promoção, de fomento e de geração de fluxos turísticos, com vistas a contribuir para o desenvolvimento do Turismo no país, entre outras questões. Assim, o Departamento Nacional do Senac mobilizou todos os seus Departamentos Regionais para participarem do Salão do Turismo 2023. 

A proposta do Ministério do Turismo é que o Salão seja um espaço onde os participantes, brasileiros e estrangeiros que o visitarem possam encontrar o Brasil todo, desfrutar experiências sensoriais: conhecer, estar, vivenciar.

Com música, dança e manifestações artísticas, artesanato e a gastronomia. Com apresentação dos atrativos clássicos como sol e praia, ecoturismo, aventura, ligados à natureza. Um evento com foco em conhecer a diversidade existente em todas as regiões do Brasil, em apresentar as inúmeras possibilidades de viver cada local. 

E caberá ao Senac o deleite de apresentar e ensinar aos visitantes as iguarias que tanto destacam o Brasil no cenário da gastronomia perante o mundo. A instituição terá um espaço com capacidade para receber 70 pessoas, onde serão oferecidas aulas-show durante todo evento, com chefs de cozinha conceituados, que são também instrutores da área de gastronomia dos regionais do Senac ao qual aquele menu representa. 

O “Arroz de Cuxá” foi o prato escolhido sob a ótica de representatividade do Estado, no contexto da culinária, tornando-se uma guarnição apreciadíssima quando servida com peixes ou frutos do mar, sendo destaque e referência nacional e potencial de mobilização turística. O instrutor e chef de cozinha do Restaurante-Escola do Senac Maranhão, Samuel Mendes, acompanhado do instrutor Franceildo Silva, ministrarão a oficina no dia 17 de dezembro (domingo), das 16h às 17h. 

Quem não puder participar do Salão do Turismo 2023 e estiver na capital do Maranhão poderá se deliciar com o Arroz de Cuxá no Restaurante-Escola do Senac, que fica localizado na Rua de Nazareth, nº 202, no coração do Centro Histórico, compondo a esquina de uma das ruas eleitas como as mais bonitas do Brasil. O estabelecimento funciona de segunda a sábado, das 12h às 15h, com serviço de buffet livre e piano proporcionando música ao vivo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui