Senac orienta para riscos à saúde na folia com o seu Carnaval Consciente

30

Ações prosseguem até esta terça-feira gorda

Profissionais do Centro de Educação Profissional de São Luís (CEP São Luís), do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercia (Senac), em parceria com as Secretarias municipais de Saúde, de Cultura e de Desporto e Lazer, promoveram o Projeto Carnaval Consciente. O objetivo é conscientizar os participantes sobre a importância da prevenção de IST/AIDS, de possível gravidez indesejada e principalmente alertar sobre as consequências do abuso da ingestão de álcool, cigarros e outras substâncias.

O evento teve como participantes alunos dos cursos de Aprendizagem de Farmácia, Vendas, Supermercado e Assistente Administrativo, que lotaram a plateia do teatro, durante toda programação.

O Projeto Carnaval Consciente surgiu para abordar, de forma preventiva, temas como o uso excessivo de álcool e outras drogas, comportamentos sexuais de risco, incidências que aumentam durante o feriado e causam preocupação entre especialistas de saúde. Assim, palestras, rodas de conversa e dinâmicas como quiz foram realizadas para facilitar o aprendizado e a adesão às orientações passadas.

A programação também discutiu o esporte como fonte de saúde, lazer e política social de prevenção, além da distribuição de insumos de preservativos femininos e masculinos ampliando o acesso gratuito e a possibilidade de um carnaval mais seguro e mais tranquilo.

“A Semdel tem atuado diretamente nas comunidades com práticas de inclusão social através do esporte, um conjunto de medidas que visam fomentar a prática esportiva sobretudo por que aprimoram a formação dos jovens no sentido das boas práticas, do hábito saudável de vida, os valores do esporte e a importância da integração e da socialização, que ele acaba permitindo”, destacou o Secretário Municipal de Desporto e Lazer, Senhor Romário Barros, que foi um dos palestrantes do Projeto.

Outra palestrante da programação, a enfermeira Amayara Oliveira, da Coordenação de IST/AIDS e Hepatites virais da Secretaria Municipal de Saúde, considerou: “essa parceria, para tratar das perspectivas de prevenção contra as infecções sexualmente transmissíveis, levando em consideração o número de jovens que o Senac tem fazendo os cursos e sendo que este é o público principal que brinca o carnaval é de extrema importância, pois conseguimos falar sobre prevenção e tratamento”.

As agendas das festividades carnavalescas promovidas pelos poderes públicos começaram dia 17 de fevereiro, próxima sexta-feira e se estendem até a terça-feira de carnaval, dia 21.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui