Senai capacita técnicos em Manutenção Mecânica em Cervejaria para a Ambev

0
927

A certificação de 21 alunos no curso de Manutenção Mecânica em Cervejaria oferecido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-MA) reforçou o quadro operacional da unidade fabril da Ambev no Maranhão, parceira da entidade do Sistema Fiema nessa formação. Para os formandos, receber o certificado representa estar mais preparado para os desafios do mercado de trabalho.

“O Senai é uma instituição reconhecida, e ter esse certificado é, com certeza, chegar com mais um diferencial no mercado de trabalho e na própria empresa”, afirmou o operador fabril da Ambev, Alysson Kzam de Araújo, que aprovou o curso realizado no Centro de Educação Profissional e Tecnológica (CEPT) do Senai no Distrito Industrial e foi o aluno com o melhor rendimento da turma.

O curso ofertado foi uma demanda de base nacional com gestão e formatado pelo Senai de São Paulo e executado pelo órgão do Maranhão, exclusivamente para atender a demanda da Ambev no aperfeiçoamento e qualificação profissional de seus funcionários. Com uma carga horária de 180h, as aulas foram divididas entre conteúdos teóricos e práticos, além de aulas práticas nos laboratórios.

“O curso pra mim representa uma evolução. A partir do curso de mecânica e meu trabalho diretamente com máquinas, já posso intervir na máquina e resolver qualquer problema que aconteça”, ressalta a funcionária Fabiana Nunes Costa, única mulher da turma. Ela, que opera a máquina enchedora que envasilha a cerveja na lata, também comemora a finalização do curso.

A gerente do CEPT DI, Nádia Escorteganha, reforçou a ampliação da base de conhecimentos e a formação profissional dos trabalhadores maranhenses como fundamental para o desenvolvimento do país. “Estamos nos modernizando, cada vez mais, para atender melhor a indústria e levar cidadania a milhares de pessoas por meio da educação profissional, tecnologia e inovação”, disse.

Para o gerente da cervejaria Ambev, Mateus Reis, a indústria encontrou no Senai um parceiro para realização do trabalho de qualificar pessoas, proporcionando o aumento do conhecimento técnico e a possibilidade de crescimento dentro da indústria.

“É com grande alegria que participamos de mais uma entrega de certificados para o nosso time de técnicos operadores! Esta parceria é fundamental para a qualificação da nossa gente, principal ativo da nossa cervejaria, e faz parte dos cursos da Universidade Ambev, área responsável por todos os treinamentos da companhia”, destacou Reis.

Segundo ele, a Ambev criou a universidade há mais de 20 anos. “Por meio dela investimos em 2017 aproximadamente R$ 41 milhões no desenvolvimento do nosso time, como parte dos nossos esforços e comprometimento com a capacidade de inovar e fazer melhor sempre. Os treinamentos atendem a todos os cargos, e já resultaram em mais de 300 cursos que beneficiaram 15.000 colaboradores com uma média de 29h de treinamento ao ano”.

Também prestigiaram a certificação, familiares, demais representantes da AMBEV, além de técnicos e instrutores do SENAI – CEPT DI, localizado no KM 5 da BR-135.

(Da Ascom Fiema com fotos Veruska Oliveira)

Compartilhe
Editor chefe da Revista e do site do Maranhão Hoje. Sócio-proprietário da Class Mídia – Marketing e Comunicação