Senai lança nova ferramenta para selecionar trabalhadores por meio da inteligência artificial

0
253

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) lançou em parceria com a plataforma de empregabilidade SPECK, o Contrate-me, ferramenta conhecida pelo potencial de mostrar as capacidades socioemocionais dos candidatos. As possibilidades são direcionadas aos alunos e ex-alunos do órgão e a qualquer pessoa interessada em trabalhar na indústria brasileira.

“O objetivo é garantir que as oportunidades de emprego da indústria encontrem os alunos e ex-alunos do Senai, promovendo um match perfeito entre os jovens formados pela instituição e as ofertas de emprego disponíveis no setor industrial”, explica Felipe Morgado, gerente-executivo de Educação Profissional do Senai Nacional.

Pela plataforma, o candidato que está em busca de uma chance no mercado de trabalho deve se cadastrar e montar seu perfil na plataforma. Após inserir os dados obrigatórios, fará uma “entrevista virtual”. Nela, o interessado terá oportunidade de falar sobre si, não apenas sobre sua experiência profissional, mas, também, sobre seus gostos, habilidades, qualidades, preferências etc. Depois, a plataforma vai verificar a compatibilidade com as vagas das empresas cadastradas, dando um “match” com aquele perfil que mais tem a ver.

O gerente do Senai reforça que o importante é o candidato ter bastante clareza na hora de escrever sobre si mesmo na plataforma.

“No momento da entrevista, em que é preciso escrever sobre suas características pessoais, vale a pena escrever bastante, pois, quanto mais caracteres, mais elementos a plataforma terá para, por meio de inteligência artificial, compreender aquele perfil profissional e direcioná-lo para as melhores vagas”, afirma.

Currículos acessíveis – A plataforma foi lançada em janeiro de 2020, com foco no cadastro dos alunos e ex-alunos do Senai, com objetivo de formação da base de candidatos para a indústria. Neste primeiro momento, já são mais de 11 mil currículos cadastrados. Atualmente, a plataforma está aberta a qualquer candidato interessado em trabalhar em empresas da indústria.

“Queremos ampliar esse banco de currículos para, num próximo momento, abrir para as inscrições das empresas”, explica Felipe. “Estamos certos de que, por meio do Contrate-me, conseguiremos mostrar para as indústrias os candidatos mais preparados. Nosso objetivo é ajudar as empresas a serem mais produtivas”, assegura.

“Desde a sua criação, o Senai atua de forma articulada com as indústrias, estudando as demandas de mercado e envolvendo os técnicos das empresas na concepção de perfis profissionais de conclusão do curso para atendimento das suas necessidades”, destaca o diretor regional do SENAI, Raimundo Arruda que ressaltou que o Departamento Regional do Senai do Maranhão já recebeu 745 currículos cadastrados até hoje.

Além disso, no Contrate-me, seu currículo ficará acessível para as empresas e você poderá incluir novas informações quando quiser. Então, o que você ainda está esperando? Faça já o seu cadastro no site: https://www.mundosenai.com.br/contrate-me/

Compartilhe
Editor chefe da Revista e do site do Maranhão Hoje. Sócio-proprietário da Class Mídia – Marketing e Comunicação