Senai mostra seus laboratórios para equipe técnica do Sebrae Maranhão

0
856

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Maranhão (Senai-MA), entidade do Sistema Federação das Indústrias (Fiema), abriu suas portas, nesta quinta-feira (20), para uma equipe gerencial e técnica do Sebrae Maranhão conhecer de perto todos os Centros de Educação Profissional e Tecnológica (CEPTs) da entidade em São Luís.

Acompanhados do diretor regional do Senai, Marco Antonio Moura da Silva, a comitiva passou o dia visitando laboratórios e experimentando ferramentas de inovação e tecnologia que a entidade dispõe, a fim de identificar novas oportunidades de negócio entre as duas entidades do Sistema S. O diretor-superintendente do Sebrae Maranhão, João Batista Martins, acompanhou a visita.

“O Senai e o Sebrae estão juntos no apoio a empresas e indústrias maranhenses e dispomos de uma série de laboratórios, em áreas como automação, refrigeração e alimentos, além de ferramentas de tecnologia e inovação, que podem agregar valor a esse serviço”, disse Marco Moura, ressaltando a parceria  já existente entre as duas instituições.

Foram visitados os centros de educação da região Itaqui-Bacanga, Distrito Industrial e Raimundo Franco Teixeira, no bairro do Monte Castelo, que possuem, em suas instalações, diversos serviços para as empresas industriais, nas áreas de Eletrônica, Automação, Construção Civil, Eletricidade, Panificação e Confeitaria, Soldagem, entre outros, que vão além da já reconhecida educação profissional oferecida pela entidade.

Além da visita aos CEPTs, a coordenadora de Educação Profissional, Tecnologia e Inovação do Senai, Scheherazade Bastos, fez uma apresentação dos projetos e programas desenvolvidos pela entidade, a exemplo do Brasil Mais Produtivo, Olimpíada do Conhecimento, e das unidades móveis que atendem a indústria por todo o Estado.

“Trouxemos boa parte de nosso corpo técnico para conhecer o Senai e realmente, quando fui convidado para a inauguração de um dos laboratórios da unidade do Monte Castelo, não sabia que, além da escola, havia todo esse aparato tecnológico aqui dentro para as empresas. Com certeza, existe potencial instalado para firmarmos novas parcerias”, disse o diretor-superintendente do Sebrae, João Batista Martins (no registro, à esquerda, com Marco Moura).

Tecnologia – Ano passado, o órgão inaugurou quatro novos laboratórios na capital, para prestação de serviços, consultoria e qualificação profissional, nas áreas de automação, refrigeração e climatização, simuladores de solda e alimentos. São espaços que reforçam a prestação de serviços de tecnologia e inovação para a indústria, ferramentas essenciais para a melhoria dos processos industriais e aperfeiçoamento do parque industrial maranhense.

A coordenadora de Comércio, Serviço, Indústria e Turismo do Sebrae Maranhão, Keila Pontes, que integrou a comitiva de técnicos, disse que a visita possibilitou vislumbrar diversas parcerias, desde o vestuário, uma das áreas visitadas, até a indústria 4.0, que será a indústria do futuro. “A visita foi excelente. Ficamos encantados com a modernização dos centros do Senai, a infraestrutura, o que nos desperta a possibilidade de futuras parcerias em muitos setores em benefício das empresas que atendemos pelo Sebrae”.

 

FOTOS

Veruska Oliveira/FIEMA

Compartilhe
Editor chefe da Revista e do site do Maranhão Hoje. Sócio-proprietário da Class Mídia – Marketing e Comunicação