Senai realiza curso de qualificação para panificadores do município de Grajaú

0
953

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) qualificou cerca de 25 panificadores no município de Grajaú. A iniciativa contribui para melhorar a qualidade dos produtos ofertados aos clientes e com o crescimento do setor de panificação, tornando as padarias locais mais competitivas. Com 250 horas de curso, os profissionais capacitados no curso de Panificação receberam certificados na tarde da segunda-feira (24).

O diretor regional do órgão, Marco Antonio Moura, esteve presente na entrega de certificados e destacou o trabalho da entidade na qualificação profissional em todo o Estado. “Esse é um dos principais segmentos em que o Senai atua e que nós acreditamos ser uma das maiores forças de geração de trabalho e renda. Pois esse segmento, possui mais de 63 mil estabelecimentos no país, o que demonstra a potencialidade, a força e as oportunidades de negócios existente neste mercado. Nós temos oito unidades móveis em diversas áreas de conhecimento que nos permite atender pessoas em outras localidades no estado onde nós não temos infraestrutura física fixa, como é o caso de Grajaú. E dessa forma levamos conhecimento, informação e sobretudo contribuímos para mudar a vida dessas pessoas”, afirma.

O curso foi marcado por dois momentos. Antes de por a mão na massa, os alunos passaram pela parte teórica, as aulas abordaram conceitos sobre preparo, manipulação de alimentos, higiene e segurança. Já na parte prática, descobriram como preparar massas para pães e salgados, além de recheios para tortas e bolos.

A gerente regional do Sebrae em Grajaú, Cecília Salata, destacou a importância da capacitação para os empresários da cidade. “Inovar o produto da panificação é essencial para se manter no mercado e atrair os clientes. Esse é um mercado em crescimento e que faz parte do cotidiano dos brasileiros na hora do café ou nos horários dos lanches. E nós desejamos que os profissionais capacitados aqui cresçam, apareçam e mudem a realidade local”.

Empresária no setor de panificação há 14 anos, Kumiko Andrade, garante que a capacitação trouxe mudanças e ganhos na empresa. “Eu fiz vários cursos de qualificação, inclusive em outras cidades, mas nunca tinha aprendido o que aprendi nesse curso. Tudo que aprendi aqui levei para a minha panificadora, e já estamos percebendo a diferença, aumentamos as vendas e a clientela por conta da diversificação de produtos”.

Compartilhe
Editor chefe da Revista e do site do Maranhão Hoje. Sócio-proprietário da Class Mídia – Marketing e Comunicação