Senar contrata técnicos para ações do ABC do Cerrado

0
608

Encontra-se disponível no site www.senar-ma.org.br  edital para contratação de técnico de campo, na forma de pessoa jurídica – (veterinário, agrônomo, zootecnista, técnico agrícola e técnico agropecuário), para atuar no âmbito do projeto ABC Cerrado.  Serão treinados trinta técnicos, dos quais vinte serão contratados e dez comporão o cadastro de reserva.

Os custos do treinamento correrão por conta do Projeto. Para efetuar a inscrição é necessário o envio de formulário de inscrição e do currículo vitae com as suas comprovações, para o e-mail: credenciamento@gmail.com.

Ação conjunta do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (CNA), do Ministério da Agricultura e da Embrapa, o Projeto ABC Cerrado  difunde e incentiva a adoção de práticas sustentáveis para a redução das emissões de gases de efeito estufa e sensibiliza o produtor para que ele invista na sua propriedade para impulsionar produtividade e renda,  mantendo o meio ambiente preservado. O SENAR é responsável pela formação profissional dos produtores nas tecnologias e pela assistência técnica e gerencial de propriedades rurais, com recursos do Programa de Investimentos em Florestas (FIP, sigla em inglês) – administrados pelo Banco Mundial, que doou US$ 10,6 milhões para a execução do projeto.

O ABC Cerrado atende oito Estados do Bioma Cerrado (Goiás, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Maranhão, Bahia, Piauí, Minas Gerais e o Distrito Federal), num período de três anos, com a promoção de quatro processos tecnológicos: recuperação de pastagens degradadas, integração lavoura-pecuária-floresta, sistema plantio direto e florestas plantadas.

Treinamentos – Os cursos são gratuitos e o participante poderá escolher uma das quatro tecnologias sustentáveis de produção para ser capacitado: recuperação de pastagens degradadas, integração lavoura-pecuária-floresta, sistema plantio direto e florestas plantadas. Os treinamentos têm carga horária de 56 horas, e é modular. Os profissionais  aprovados atuarão nos municípios compreendidos no bioma cerrado.

Também vale lembrar que a conclusão de uma das capacitações é pré-requisito para receber a Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) gratuita do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR). A expectativa é que até o final do primeiro semestre de 2016 sejam capacitados, aproximadamente, 4.200 produtores e técnicos em todo o país. No Maranhão, a meta é de  600 produtores capacitados, e 400 propriedades atendidas.

 

Compartilhe
Aquiles Emir
Editor chefe da Revista e do site do Maranhão Hoje. Sócio-proprietário da Class Mídia – Marketing e Comunicação