Separados por quatro pontos, Lula e Bolsonaro estariam tecnicamente empatados no Datafolha

84

Pesquisa revela incerteza sobre a corrida presidencial

O ex-presidente Lula (PT) e o presidente Jair Bolsonaro (PL) estão tecnicamente empatados na pesquisa do Datafolha divulgada nesta quarta-feira (19) pelo jornal Folha de São Paulo. Pelos números, considerando os votos totais, Lula teria 49% da preferência do eleitorado e Bolsonaro soma 45%, ou seja, estariam distanciados por apenas quatro pontos.

Faltando 11 dias para a votação no segundo, estes números revelam um dado de incerteza sobre quem realmente está liderando. Vale ressaltar que, pela pesquisa, 1%, e os que  afirmam que vão votar em nulo ou branco, 4%.

Na pesquisa anterior, o candidato do PT tinha os mesmos 49%, mas Bolsonaro tinha preferência 44%, ou seja, o que dava uma diferença. Brancos e nulos somavam nessa pesquisa, 5% e indecisos, 1%.

Como a margem de erro da pesquisa divulgada nesta quarta é de dois pontos, Lula poderia estar com uma pontuação que varia de 47% a 51%, e Bolsonaro, de 43% a 47%. Os dois estariam no limite do empate técnico.

Quando são levados em conta apenas os votos válidos, o percentual conferido a Lula é de 52% e Lula, fica com 48%. Pela margem de erro, o petista teria de 50% a 54%, e Bolsonaro 46% e 50%, isto é, tecnicamente empatados.

O instituto ouviu 2.912 pessoas em 181 municípios de segunda (17) a esta quarta (18), em um levantamento encomendado pela Folha e pela TV Globo que está registrado sob o código BR-07340/2022 no Tribunal Superior Eleitoral. A margem de erro é de dois pontos para mais ou menos.