Serviço Geológico do Brasil apresenta iniciativas na Caravana Federativa em São Luís

9

Projetos que impulsionam desenvolvimento socioeconômico são destaques no evento

Projetos do Serviço Geológico do Brasil (SGB) – empresa pública vinculada ao Ministério de Minas e Energia (MME) – que impulsionam o desenvolvimento socioeconômico do Maranhão, serão expostos ao público durante a 5ª Caravana Federativa, em São Luís (MA). O evento começa nesta quinta-feira (23) e terá abertura oficial às 15h, com presença de ministros e outras autoridades, entre elas o diretor-presidente do SGB, Inácio Melo. As atividades seguem até sexta-feira (24).

Durante a Caravana Federativa, o diretor-presidente, Inácio Melo; o chefe da Residência de Teresina, Jean Nascimento; e pesquisadores do SGB apresentarão as ações realizadas no estado. Alguns dos destaques são os projetos “Produção do Gás de Transição” e “Segurança Hídrica no Maranhão”, lançados neste ano. “Com nossos estudos, contribuímos para revelar as potencialidades do Maranhão e estimular o desenvolvimento de atividades que gerem avanços sociais e econômicos”, destaca Melo.

 

O diretor-presidente do SGB complementa dizendo que a atuação dos profissionais é “essencial para gerar soluções efetivas que melhorem a vida da população, como o projeto de Segurança Hídrica, que irá gerar informações sobre águas subterrâneas – que são uma importante fonte hídrica, especialmente em regiões com restrições de acesso à água”. A Caravana Federativa será uma oportunidade para dialogar com cidadãos e gestores públicos sobre a importância dessas ações.

No estado, o SGB também opera os Sistemas de Alerta Hidrológico (SAH) das bacias dos rios Itapecuru, que atende Cantanhede, Caxias, Codó, Coroatá e Itapecuru Mirim; e Parnaíba, que atende Barão de Grajaú e Timon. Além disso, desenvolve estudos que subsidiam ações para prevenção de desastres – como a Cartografia de Risco Geológico – e planejamento territorial – como as Cartas de Suscetibilidade a Movimentos Gravitacionais de Massa e Inundações. São, ao todo, 93 municípios atendidos e mais de 4,5 milhões de pessoas beneficiadas.

Caravana Federativa – A Caravana Federativa é promovida pela Secretaria Especial de Assuntos Federativos (SEAF) da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República. O evento já passou pelos estados da Bahia, Rio de Janeiro, e Rio Grande do Sul , com o objetivo de levar atendimento, informação e a cooperação entre os entes federados. Participam desta 5ª edição representantes de mais de 30 ministérios e outros órgãos públicos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui